Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Rompimento de barragem provoca prejuízos em Goiás

Problema aconteceu há 13 dias e já preocupa fazendeiros da região.
Defesa Civil e produtores agrícolas calculam os danos causados pela inundação.

A Defesa Civil de Goiás deve concluir esta semana o levantamento das propriedades inundadas com o rompimento da barragem da usina Espora, ocorrido há 13 dias.

Em terra, as marcas deixadas pela inundação estão por toda parte. A sede de uma fazenda ficou completamente submersa. Telhas quebradas, móveis, roupas sujas e colchões encharcados de barro.

Numa fazenda, a casa do lavrador, que ficava a pouco mais de 50 metros do Rio Corrente, ficou completamente destruída. O lavrador conta que não houve tempo de salvar nada. Até hoje o casal revira os escombros à procura de objetos de valor.

A Defesa Civil deve concluir esta semana o levantamento das fazendas atingidas pela a inundação. Já foram vistoriadas 88 propriedades nos municípios de Itajá, Aporé e Itarumã. Doze pessoas foram desalojadas e 21 ficaram desabrigadas. As famílias foram levadas para hotéis e casas alugadas pela hidrelétrica.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros usam canoas para atravessar pessoas e pequenas quantidades de mercadorias. A empresa afirma que algumas equipes estão trabalhando ao longo do rio para tentar minimizar o impacto ambiental. “O pessoal está de barco avaliando e analisando todo o trecho afetado”, afirma o gerente de operações de emergência da usina, Flávio Oliveira.

Os agricultores atingidos pelo rompimento da barragem formaram uma associação e disseram que vão entrar na justiça para pedir as indenizações. Eles acreditam que a inundação foi provocada por problemas técnicos e não pelo excesso de chuva, como afirma a usina.

O advogado da usina, Waisman Rios, afirmou que é cedo para apontar qualquer causa para o rompimento da barragem, já que nenhum estudo foi concluído.

www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário