Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Qual a utilidade das Estações de Tratamento de Efluentes?

Sabemos que as Estações de Tratamento são para tratar os resíduos orgânicos que produzimos. Após o tratamento, qual a utilização da água para nós? Ela volta para seu ciclo natural? É redirecionada para a reutilização? Qual a finalidade de uma ETE para os recursos hídricos?

Antes de tudo, é importante saber o que é DBO, ou Demanda Bioquímica de Oxigênio... É o mesmo que quantidade consumida, ou a consumir. O termo "bioquímica" representa uma mistura de reações de origem biológica e química. Dessa forma podemos resumir que DBO é o consumo de oxigênio através de reações biológicas e químicas.
Quando as bactérias conseguem oxigênio para realizar a digestão, ela transforma a matéria orgânica em outra substancia. Esse processo é conhecido como mineralização.
Neste caso, se a quantidade de alimento disponível nos corpos d'água for muito grande, as bactérias se multiplicarão em demasia e disputarão entre si todo o oxigênio disponível no corpo hídrico.
Acabando o oxigênio, as águas dos rios, lagos ou subterrâneos que vivem essa situação serão incapazes de sustentar a vida aeróbica, isto é, de todos os organismos que necessitam dele para viver. Desta forma, é importante que se tenha um controle rígido no lançamento de matéria orgânica nesses corpos d'água, preservando um mínimo de oxigênio para evitar sua morte.
Um esgoto a céu aberto que deságua em um rio é uma fonte enorme de matéria orgânica. Diz-se então, que a DBO desse esgoto é alta e irá exigir um alto consumo de oxigênio do rio.
O tratamento de esgoto nada mais é que uma forma de reduzir essa DBO, antes que o esgoto atinja um corpo d'água. Com isso preserva-se o seu oxigênio e também, em alguns casos, elimina matérias orgânicas vivas transmissoras de doenças para o homem.

Fonte: Internet, com algumas modificações.

Qual utilidade das Estações de Tratamento de Efluentes?