Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Crise Ecológica


Reflexões sobre a relação sociedade e meio ambiente

Saber qual rumo à conscientização humana deve tomar é um fator de relevante importância para o futuro do meio ambiente. Com base na afirmação anterior, temos inúmeras provas de que a forma que utilizamos os recursos ambientais não são os mais adequados podemos perceber com as inúmeras catástrofes que ocorreram no último século, como derrames de petróleo que aniquilaram populações inteiras de fauna.

Da mesma forma que os desastres ambientais aumentaram com eles nossa consciência passou a ser maior. Hoje é real a participação da sociedade em convenções, seminários isso mostra que, cada vez mais, estamos atualizados quando o assunto tratado é o meio em que vivemos.

A crise ambiental fez com que fossem desenvolvidas inúmeras tecnologias periféricas às ambientais e tais tecnologias acarretaram na diminuição do uso bruto dos recursos disponíveis pelos produtores primários, reduzindo assim a quantidade de biomassa utilizada no sistema, contudo ainda há muito que se desenvolver, pois a demanda ainda continua alta.

A tomada de consciência: dos limites do crescimento até o conceito de desenvolvimento sustentável

A preocupação com o desenvolvimento econômico global sempre veio à frente de muitas outras prioridades essenciais. Desde a pré-história o homem polui, entretanto somente há aproximadamente dois séculos, junto com a Primeira Revolução Industrial, a situação começou a tomar caminhos de relevância importância em escala global.

Somente no último século o homem passou a olhar as mudanças climáticas com outros olhos e a pensar que os recursos disponibilizados pela natureza não são inesgotáveis, a partir de então se começou a falar em desenvolvimento sustentável, que em poucas palavras nada mais é que uma “parceria” entre economia, sociedade e meio ambiente, onde permanece o desenvolvimento das três.

Ter um meio ambiente sustentável, é usufruir dos recursos de maneira que não prejudique o usufruto das gerações seguintes. Este assunto foi tratado por diversas vezes em reuniões internacionais como a Conferencia da ONU sobre o meio ambiente e meio ambiente de 1992, realizado no Rio de Janeiro.

Atualmente, acredita-se que para obter êxito nos estudos sobre as diversas formas de degradação ambiental que vem acontecendo é o entendimento da relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.


João Paulo