Pesquisa personalizada

sábado, 9 de fevereiro de 2008

A força da natureza














Nevasca deixa 20 mortos e destrói casas na Índia
Uma avalanche destruiu casas na região de Gulab Bagh.
A forte nevasca matou 20 pessoas e deixou outras 15 desaparecidas na Caxemira indiana.
>>>Casa é destruída após avalanche em Gulab Bagh, na região da Caxemira, na Índia. Vinte pessoas morreram e outras 15 estão desaparecidas numa das piores nevascas que aconteceram na região nos últimos anos (Foto: Danish Ismail/Reuters)<<<















Tornado à vista!

Tornado alcança a cidade de Atkins, em Arkansas, no final da tarde da última terça. As violentas tempestades e furacões que cruzaram o sul dos EUA esta semana destruíram casas, shoppings e carros.


















Tungurahua em erupção


As chamas incandescentes do Tungurahua vistas da vila de Cotalo, no Equador, nesta quinta. O vulcão expeliu pedras incandescentes e cinzas em sua mais violenta explosão.

















Cidade "vestida" de branco


A neve cobre as ruas de Hangzhou, na China, durante o inverno mais rigoroso dos últimos 50 anos no país.





www.g1.com.br / www.msn.com.br

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Empresa japonesa vai vender rosa transgênica de cor azulada

Fabricante de bebidas usou gene de violeta para modificar cores tradicionais da flor.
Comercialização da variedade vai começar no ano que vem, anunciou a Suntory.



A empresa de bebidas japonesa Suntory resolveu investir no controverso ramo dos vegetais transgênicos. E, em vez da polêmica soja que produz seu próprio pesticida, a companhia criou uma rosa geneticamente modificada cuja cor é azul. O plano é começar a vender a curiosa flor a partir do ano que vem. O gene ligado à cor azul foi "importado" de uma variedade de violeta.

www.g1.com.br

Austrália divulga fotos de matança de baleias conduzida por navio japonês

Australianos flagraram captura de fêmea de minke com seu filhote nas águas da Antártida.
Imagens deflagraram revolta e manchetes com o título 'E eles chamam isso de ciência'.


O governo da Austrália liberou nesta quinta (7) imagens de uma baleia minke (Balaenoptera bonaerensis) e seu filhote sendo arpoados e arrastados para dentro de navios de caça japoneses na Antártida. O país asiático recomeçou sua temporada anual de "caça científica" às baleias, gerando protestos no mundo todo. Ambientalistas e o governo australiano acusam o Japão de usar a caça científica como desculpa para trazer carne de baleia ao mercado culinário japonês.


www.g1.com.br

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Tornados deixam dezenas de mortos nos EUA

Fortes ventos castigaram Arkansas, Tennessee, Mississípi e Kentucky.
Passagem aconteceu no mesmo dia em que foi realizada série de prévias eleitorais.
Autoridades norte-americanas foram de porta em porta para tentar achar mais vítimas após a passagem de uma cadeia de tornados que castigou nesta terça-feira (5) os estados centrais do Arkansas, Tennessee, Mississipi e Kentucky, o mesmo dia em que os três primeiros realizaram suas primárias das eleições presidenciais.

Após anunciar a morte de pelo menos 23 pessoas, agora o número chega a 44. Esta soma foi informada pela agência de notícias Associated Press e também pela rede FOX News. A agência de notícias France Presse registra 45.

Foto: Arte/G1
Arte/G1
Mapa mostra estados atingidos pelos tornados (Arte: G1)

Um casal e seu filho morreram quando um desses tornados se abateu sobre a localidade de Atkins, no Arkansas.

Posteriormente, o escritório do governador, Mike Beebe, informou que sete pessoas tinham falecido em todo o estado do Arkansas. "Foi uma tarde terrível que se agrava com a chegada da noite", disse o governador.

A imprensa da região ocidental do Tennessee informou que vários postos de votação para as eleições primárias tiveram de ser fechados provisoriamente perante a proximidade da tempestade.

Assim que souberam dos estragos causados pelos tornados, os pré-candidatos Hillary Clinton, Barack Obama e Mike Huckabee pararam seus discursos de vitória para lembrar as vítimas


Foto: Mike Avery/AP
Tornado é visto em Atkins, no Arkansas (Foto: Mike Avery/AP)

Pelo menos outras quatro pessoas morreram no Tennessee, onde um tornado provocou graves danos materiais e deixou vários estudantes isolados em um dos dormitórios da Universidade Union.

"Não houve feridos no local, mas neste momento não sabemos o que ocorreu e se há feridos em outros setores", disse à Agência Efe um porta-voz da Polícia de Jackson.

"Há vários edifícios danificados", disse o diretor do jornal "The Jackson Sun", no Tennessee.


Segundo a CNN, pelo menos 86 pessoas ficaram feridas quando a tempestade passou pelo Arkansas e avançou em direção ao Tennessee.

Em Greenville (Kentucky), três pessoas morreram após a passagem de um dos tornados, informou um porta-voz da patrulha estadual.

Fontes locais assinalaram que mais de 30 pessoas ficaram feridas nos estados do Mississipi e Tennessee.

"Foi uma noite terrível para realizar eleições no Arkansas", disse um porta-voz dos serviços de emergência.

Em Little Rock, a capital de Arkansas, a queda de fiação elétrica cortou brevemente o fornecimento de energia em um salão onde discursaria o pré-candidato presidencial republicano Mike Huckabee, ex-governador do estado.

www.g1.com.br

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Amazônia pode 'morrer' em 50 anos, diz estudo

Aquecimento poderia levar a mudanças repentinas em sistemas climáticos.

A floresta amazônica poderia "morrer" em 50 anos por causa de mudanças climáticas provocadas pelo homem, sugere um estudo internacional publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.
Segundo o estudo, muitos dos sistemas climáticos do mundo poderão passar por uma série de mudanças repentinas neste século, por causa de ações provocadas pela atividade humana.
Os pesquisadores argumentam que a sociedade não se deve deixar enganar por uma falsa sensação de segurança dada pela idéia de que as mudanças climáticas serão um processo lento e gradual.
"Nossas conclusões sugerem que uma variedade de elementos prestes a 'virar' poderiam chegar ao seu ponto crítico ainda neste século, por causa das mudanças climáticas induzidas pelo homem", disse o professor Tim Lenton, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que liderou o estudo de mais de 50 cientistas.
Segundo os cientistas, alterações mínimas de temperatura já seriam suficientes para levar a mudanças dramáticas e até causar o colapso repentino de um sistema ecológico.
O estudo diz que os sistemas mais ameaçados seriam a camada de gelo do mar Ártico e da Groelândia, em um ranking preparado pelos cientistas, que inclui os nove sistemas mais ameaçados pelo aquecimento global.
A floresta amazônica ocupa a oitava e penúltima colocação no ranking.

Chuva


Segundo o estudo, boa parte da chuva que cai sobre a bacia amazônica é reciclada e, portanto, simulações de desmatamento na região sugerem uma diminuição de 20% a 30% das chuvas, o aumento da estação seca e também o aumento das temperaturas durante o verão.
Combinados, esses elementos tornariam mais difícil o restabelecimento da floresta.
A morte gradual das árvores da floresta amazônica já foi prevista caso as temperaturas subam entre 3ºC e 4ºC, por conta das secas que este aumento causaria.
A frequência de queimadas e a fragmentação da floresta, causada por atividade humana, também poderiam contribuir para este desequilíbrio.
Segundo o estudo, só as mudanças na exploração da terra já poderiam, potencialmente, levar a floresta amzônica a um ponto crítico.
A maioria dos cientistas que estudam mudanças climáticas acredita que o aquecimento global provocado pelas atividades humanas já começou a afetar alguns aspectos de nosso clima.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Espécie chamada ‘bush dog’ estréia no zôo de SP

Cachorro-vinagre começou a ser exposto neste carnaval.Espécie está em extinção.


Os visitantes do Zoológico de São Paulo podem conhecer a partir deste carnaval uma espécie rara de mamífero da América do Sul, pouco conhecida na região e ameaçada de extinção. Trata-se de um animal de nome curioso: ele é chamado de cachorro-vinagre, em português, bush dog, em inglês, ou zorro vinagre, em espanhol. Cientificamente, é conhecido como Speothos venaticus.O termo bush, muito longe de uma alusão ao presidente norte-americano, quer dizer arbusto. É por esse tipo de vegetação que o cachorro-vinagre costuma circular. Ele vive em áreas matas e campos da América do Sul e Central. Diferente do homônimo herói Zorro, o cachorro-vinagre não parece muito corajoso. Quando está sozinho, se alimenta de insetos. Só em grupo costuma atacar pacas, gambás, patos, rãs ou cotias. No cativeiro, recebe ração balanceada, carne crua e frutas. Com suas patas curtas, costuma abrir galerias no chão e abrigar-se em ocos de árvores e buracos de tatus. O cachorro-vinagre vive cerca de 10 anos. Seu tamanho pode chegar a pouco mais de meio metro e o peso varia entre 5 kg e 8 kg. Apesar de não abrir às segundas-feiras, neste dia 4 o funcionamento do zoológico é normal, por causa do feriado. Os portões ficam abertos das 9h às 17h - o mesmo acontece na terça (5) e na quarta (6). O ingresso custa R$ 12 para adultos e crianças maiores de 12 anos. Estudantes e professores da rede estadual pagam meia. A entrada é gratuita para idosos e pessoas com necessidades especiais.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Duas semanas de perseguição: mais de 100 baleias salvas

Depois de duas semanas perseguindo a frota baleeira japonesa para evitar a caça de baleias na Antártica, o navio Esperanza do Greenpeace está com pouco combustível para continuar e por isso terá que voltar ao porto. O navio Oceanic Viking, do governo da Austrália, continuará na 'cola' da frota baleeira.O alvo principal da perseguição do Esperanza foi o navio-fábrica da frota baleeira Nisshin Maru. Sem ele, os demais baleeiros ficaram impedidos de operar, o que interrompeu todo o programa de caça de baleias do Japão na região. O governo japonês afirmou que eles não caçariam enquanto o Greenpeace permanecesse ao lado do Nisshin Maru. Estima-se que a frota baleeira japonesa precisa agora capturar aproximadamente nove baleias minke e uma fin todos os dias para alcançar a meta de quase 1 mil baleias proposta inicialmente.Num comunicado transmitido por rádio, em japonês e inglês, para o Nisshin Maru, Sakyo Noda, da campanha de baleias do Greenpeace Japão, afirmou: "acreditamos que vocês estejam sob ordens de Tóquio para não permitir o testemunho de seu falso programa científico. Cada um de vocês a bordo do navio deveria se perguntar por quê, se não há nada de errado com seu programa científico, é preciso escondê-lo do público e fugir de um protesto pacífico legítimo?" Noda pediu à frota que abandone a caça e retorne ao Japão. Em apenas 24 horas, mais de 20 mil pessoas enviaram emails a Fujio Mitarai, CEO da Canon, exigindo que ele use sua posição como chefe da Federação de Negócios do Japão, contribuindo para a pressão sobre o governo japonês para acabar de vez com a caça de baleias no Oceano Antártico.Os protestos pacíficos do Greenpeace na Antártica recebeu atenção especial no Japão. Tanto o público como a mídia começaram a questionar a dotação de dinheiro de impostos de japoneses para patrocinar a falsa pesquisa científica, que na verdade gera toneladas de carne de baleias que ninguém quer comer."O Esperanza precisa voltar ao porto, mas a campanha para acabar com a caça de baleias no Santuário de Baleias da Antártica continua", afirmou Karli Thomas, líder da expedição do Greenpeace na região. "A pressão que criamos deve agora ser transformada em ação por empresas como a Canon, governos de todo o mundo e o povo japonês." "A pressão que criamos na Antártida será agora transferida para ações nas ruas e trabalhos políticos voltados para a reunião da Comissão Internacional Baleeira (CIB), em junho no Chile", conta Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Baleias do Greenpeace Brasil que também está a bordo do Esperanza.



www.greenpeace.org.br
Lavoura de soja em Goiás - WWF Cannon Eduard Parker
A procura constante pelas commodities, tanto nacional, quanto internacional, faz com que países da América do Sul, especialmente o Brasil, invista em tecnologia agrícola e esqueça de incluir questões socio-ambientais tornando a agricultura mais insustentada do que já é.

No começo da semana a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva disse que a culpa pelo aumento do desmatamento no segundo semestre do ano passado era dos produtores de grãos do país. Apenas 36 cidades do norte do Brasil é responsável por metade de toda área desmatada. Essa falta de cuidado faz com que grande parcela dos recursos naturais da região sejam destruídas.

O mal do ser humano é não pensar no futuro. Essa despreocupação com o cuidado dos recursos naturais além de destruir boa parte da floresta, também irá prejucar o setor agropecuário, o principal do país.


livearth.blogspot.com