Pesquisa personalizada

sábado, 7 de julho de 2007

Preserve a vida, seja consciente!

Para:
Sra. Dilma Roussef
Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República

CC:
Exma. Sra. Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente

Exmo. Sr. Marcus Barros
Presidente do IBAMA

Exmo. Dr. Márcio Thomaz Bastos
Ministro da Justiça

Ref: Chega de Madeira Ilegal


Venho, por meio desta, expressar profunda indignação e preocupação com os fatos denunciados pelo Greenpeace no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, 18 de dezembro.

A denúncia detalhou as operações de um complexo esquema de extração ilegal de madeira e tráfico de documentos públicos no Estado de Rondônia, Amazônia Brasileira. Ficou claro, também, o percurso da madeira entre a floresta e o mercado consumidor.

Senhora ministra, este esquema vergonhoso sobrevive graças à fragilidade das instituições governamentais de controle, principalmente o IBAMA. Além de não dispor de agentes e recursos suficientes, o sistema de controle do fluxo da madeira é ineficaz no combate à exploração criminosa da floresta.

Como cidadão brasileiro e consumidor, solicito que a Presidência da República garanta o fortalecimento institucional e operacional do IBAMA, viabilizando o bom funcionamento do órgão que é responsável por ordenar o uso dos recursos florestais, bem como monitorar e proteger estes recursos. Só assim poderemos deter o verdadeiro assalto que está sendo empreendido ao maior patrimônio ambiental brasileiro.

A Amazônia tem pressa!

Atenciosamente,


FONTE: http://www.greenpeace.org/brasil/participe/ciberativismo