Pesquisa personalizada

sábado, 14 de agosto de 2010

Impacto Ambiental

Dando continuidade ao Projeto Ambiental Final, cujo assunto tratará sobre Diagnóstico Ambiental em uma Estação de Tratamento de Efluentes, darei prosseguimento aos estudos e as postagens, como prometido!

Definições de Impacto Ambiental:

Na literatura técnica, há várias definições de impacto ambiental, quase todas elas largamente concordantes quanto a seus elementos básicos, embora formulados de diferentes maneiras. Alguns exemplos são:

- Qualquer alteração no meio ambiente em um ou mais componentes provocada por uma ação humana. (Moreira, 1992, p. 133.);
- O efeito sobre o ecossistema de uma ação induzida pelo homem. (Westman, 1985, p. 5.) e
- A mudança em um parâmetro ambiental num determinado período e numa determinada área, que resulta de uma dada atividade, comparada com a situação que ocorreria se essa atividade não tivesse sido iniciada. (Wathern, 1988a, p. 7.).

De acordo com o conceito de Munn e Wathern, se um empreendimento vier a derrubar a vegetação atual, seu impacto deveria ser não comparando a possível situação futura (área sem vegetação) com a atual, mas comparando duas situações futuras hipotéticas: aquela sem a presença do empreendimento proposto com a situação decorrente de sua implementação, contudo nem sempre é possível empregar este conceito, devido à dificuldade de se prever a evolução da qualidade ambiental em uma dada área. Neste caso, propõe-se a comparação do projeto proposto com a situação atual do projeto.

Definição de Impacto Ambiental pela norma NBR ISO 14.001 : 2004
"Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização".

No Brasil, a Resolução Conama nº 01 de 1986, erroneamente emprega o significado de Impacto Ambiental como "Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente afetem a saúde, a segurança, o bem-estar da população, as atividades sociais ou econômicas, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais." Se trata de um equívoco, pois esta designação cabe melhor à poluição, pois além de negativos, os impactos ambientais também podem ser considerados positivos, quando se trata da geração direta ou indireta de empregos ou de desenvolvimento regional proporcionado pelo projeto em questão.


Identificação dos Impactos:

O entendimento das atividades e operações que compõem o projeto e de suas alternativas, ao lado do reconhecimento das características básicas do ambiente potencialmente afetado, são os pontos de partida para identificação preliminar dos impactos prováveis.

Pesquisa bibliográfica e consulta a trabalhos similares BONS são prováveis primeiros passos de uma equipe encarregada de planejar ou elaborar um EIA.


Fonte: Sánchez, Luis Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental: Conceitos e Métodos. São Paulo : Oficina de Textos, 2008.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mais um estudo abordando a Amazônia saiu recentemente. Feito pelo INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o estudo aponta uma queda de 49% em relação ao mês de junho. O índice mostra um desmatamento de aproximadamente 243,7 Km², o que equivale a 6 Parques da Tijuca - RJ.
Li a reportagem, pelo G1, site de notícias da Globo e sinceramente não há motivo algum para se comemorar. Não que eu seja radical e que queira que o desmatamento seja zero, só acho que seria interessante mais fiscalização e pessoas sérias para um combate mais eficaz ao norte do país; digo isto pois no próprio estudo foi constatado que agora o desmatamento não estão mais focados em pontos fixos, atualmente acontece que esses duzentos e poucos quilômetros estão dispersos na imensidão amazônica.
Não há queda, realmente, significativa do desmatamento sem uma fiscalização capaz de atuar de forma ativa por todo território da floresta e dizer que o tamanho a torna impossível de ser fiscalizada já não é mais desculpa. Temos satélites e muita tecnologia, inclusive com recurso estrangeiro, assim não há motivo concreto para a não fiscalização.
Mas, porém, contudo, entretanto estamos falando de Brasil não é?
A Amazônia brasileira é terra sem lei, onde interesses particulares são primeiramente atendidos.
Madeireiras, frigoríficos e muitos outros oferecem material bruto para grandes companhias de todo o mundo! E são realmente GRANDES: Yves Saint Laurent, Nike, Gucci, Bottega Veneta, Sergio Rossi e mais e mais e mais...
Pedir a certificação de materiais como madeira, quando se constrói uma casa, ou mesmo de uma roupa é legal!
Cada um é responsável por este planeta, é sempre bom lembrar.
Abraço a todos.

J.P.

LINK COM O FILME "HOME"COMPLETO NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU

domingo, 8 de agosto de 2010

Dona Maria

Num domingo atípico, assistindo um desses programas chatos de TV conheci a história da Dona Maria; uma senhora de idade que tinha 5 cachorrinhos e uma cabra, onde moravam todos em sua casa, antes de ser destruída por uma das enchentes de São Paulo.
Saber que ainda existem pessoas que se preocupam realmente com animais e que os amam e os tratam como um ente da familia me deixa aliviado. Totó e lindinha sãos os felizardos por terem uma mãe como esta que acreditou que poderia tê-los novamente em seus braços.
Me deu saudade dos meus cachorrinhos, os que já tive que a que tenho... Max, Thena, Xana, o Negão e agora a Pipoca... me lembro de todos eles e já chorei com a morte do brutos, o filhote da Thena.
Bom é isso...gostei da reportagem, dona Maria ganhou uma casa e com ela teus filhos...
Segundo dona Maria seus cachorros são mais que filhos para ela pois os mesmo a obedecem.
Enfim, parabéns Dona Maria. Tenho orgulho da senhora.

J.P.