Pesquisa personalizada

sábado, 1 de novembro de 2008

Ambiente será afetado pela crise econômica mundial, afirma ex-ministra

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), declarou nesta sexta-feira (31) ter "certeza de que a crise financeira mundial afetará o setor ambiental". A afirmação aconteceu durante a ECO 2008 (Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Cultura da Paz), que terminou ontem em Brasília.

Marina Silva diz que crise financeira não irá desacelerar desmatamento na Amazônia 

"Num momento de crise, aumenta o risco da barbárie, porque as pessoas correm para buscar saídas de qualquer jeito", disse a senadora, que considera pequena a possibilidade de haver desaceleração nas atividades madeireiras da Amazônia. 

"A saída dessa crise deve comportar um olhar diferenciado para os ativos ambientais, considerando a sustentabilidade dos ecossistemas e a capacidade de suporte do planeta." 

Marina Silva defendeu também uma reavaliação do mito de que os processos auto-regulatórios são capazes de dar respostas. "Até porque quando acontece, a crise é jogada no colo do Estado, obrigando-o a resolver o problema, injetando bilhões no sistema. E esses bilhões não caíram das nuvens. Eles vêm do bolso do contribuinte."

Fonte: 

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Governo e indústria fecham acordo sobre diesel com menos teor de enxofre

(Caminhões de São Paulo e Rio utilizarão diesel com menor teor de enxofre em 2009)
O governo federal e representantes de indústrias de combustível e automobilística assinaram uma acordo na quinta-feira (30) que estabeleceu o cronograma para implantação do diesel com menor teor de enxofre na frota de veículos pesados no país. O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado após a indústria afirmar que não conseguiria implantar a modificação completa já para 1º de janeiro de 2009. 

A nova agenda estabelece que a partir do primeiro dia do ano que vem passa a ser obrigatória a utilização do diesel S-50 --menos poluente, com concentração de 50 partes por milhão de enxofre-- nas frotas cativas de ônibus urbanos dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Até 2011, a obrigação passa a valer para as cidades de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e para as regiões metropolitanas de São Paulo, da Baixada Santista, Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro.

O TAC foi firmado entre o MPF (Ministério Público Federal), governo federal e representantes da Petrobras, da Fecombustível (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes), da ANP (Agência Nacional de Petróleo), do governo do Estado de São Paulo, da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e das montadoras de motores. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as montadoras de veículos e motores e a indústria do petróleo alegaram falta de tempo e de logística para disponibilizar no mercado combustível no volume e antecedência necessários. Além disso, teriam explicado que não haveria como garantir a distribuição em postos localizados em regiões mais distantes que permitisse a um veículo percorrer o território nacional abastecendo com o óleo diesel modificado. 

Pelo acordo firmado, a Petrobras, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, substituirá totalmente a oferta do diesel atualmente utilizado, com 2 mil partes por milhão (ppm) de enxofre, por um novo diesel que conterá 1.800 ppm. A partir de janeiro de 2014, será totalmente substituída a oferta de diesel com 1800 ppm de enxofre por um com 500 ppm.
Fonte: 

Baleias filhotes deixam o Brasil para aulas na Antártida

(Acompanhados de suas mães, filhotes de baleia franca farão jornada de 3.000 quilômetros até as águas geladas da Antártida)
Neste ano, as baleias francas anteciparam sua passagem pelo Brasil. Elas já estão deixando as águas brasileiras rumo à Antártida com seus filhotes, que estarão nas águas geladas pela primeira vez e aprenderão a buscar alimento. Karina Groch/Divulgação PBF

Acompanhados de suas mães, filhotes de baleia franca farão jornada de 3.000 quilômetros até as águas geladas da Antártida


De acordo com o projeto Baleia Franca, no último dia 23 foram avistados apenas 26 animais em 240 quilômetros monitorados na região Sul, entre Imbituba (SC) e Xangri-lá (RS). No mesmo período do ano passado, havia mais que o dobro (58 mamíferos). 

As baleias que ainda se encontram no litoral brasileiro são 13 pares de mães e filhotes, todos concentrados na enseada de Ibiraquera-Ribanceira, em Imbituba (município onde fica a famosa praia do Rosa). 

Segundo a bióloga Karina Groch, coordenadora do projeto, a partida antecipada já era esperada, devido à chegada mais cedo ao Brasil. 

"Este período de permanência das francas em Santa Catarina foi essencial para o desenvolvimento dos filhotes", afirma Karina. "No sobrevôo, observamos que a maioria deles já está bem nutrido e em tamanho suficiente para enfrentar os 3.000 quilômetros de viagem para conhecer as águas geladas da Antártida, onde aprenderão as primeiras lições para a busca do alimento, assim que desmamarem." 

Em setembro, o projeto registrou 156 baleias no Sul do Brasil e 32 no Uruguai. Para saber mais sobre o Prejeto Baleia Franca, acesse www.baleiafranca.org.br.

Fonte: 

Ataque de abelhas deixa nove feridos e dezenas de animais mortos no interior

Pelo menos 30 animais morreram na zona rural de Araçariguama, foi preciso colocar fogo na colméia para conter o ataque.

Nove pessoas ficaram feridas e dezenas de animais foram mortos depois de um ataque de abelhas na zona rural de Araçariguama, a 53 km de São Paulo. Galinhas, gansos e até cães não sobreviveram ao ataque, que aconteceu quarta-feira (29). 

Muito assustados, os moradores não sabiam o que fazer. Eles tiveram que abandonar suas casas. No bairro Tanque-Velho, pelo menos 30 animais morreram.

Policiais e bombeiros que foram ajudar também saíram machucados. A Defesa Civil isolou a área e pediu ajuda de um especialista para exterminar as abelhas. Ele teve que colocar fogo na colméia para conseguir interromper o ataque.

Fonte: 



Concentração de metano sofre aumento brusco na atmosfera, diz estudo

O metano, um dos principais gases do efeito estufa que causam a mudança climática, registrou aumento brusco no ano passado, após uma década de níveis estáveis, afirma um estudo divulgado pela revista "Geophysical Review Letters". 

Os níveis na atmosfera desse gás formado por átomos de carbono e hidrogênio (CH4) dobraram nos dois últimos séculos. No entanto, há até pouco tempo se acreditava que a emissão gerada pelas indústrias era neutralizada pelo grau de destruição do gás na atmosfera. 

Mas esse equilíbrio se alterou desde o começo de 2007, o que somou milhões de toneladas de metano na atmosfera, segundo Matthew Rigby e Ronald Prinn, cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts e autores do trabalho. 

O metano é produzido por pântanos, arrozais, pelo gado, pelo gás e pelo carbono emitido pelas indústrias. É destruído na atmosfera pela reação com radicais livres. 

"Este aumento do metano é preocupante, pois a recente estabilidade tinha ajudado a compensar o aumento inesperadamente rápido das emissões de dióxido de carbono", disse Drew Shindell, do Instituto Goddard de Estudos do Espaço na Nasa (agência espacial norte-americana). 

O estudo determinou que o aumento dos níveis de metano ocorreu de forma simultânea em todo o planeta, apesar de a maior parte das emissões ter acontecido no Hemisfério Norte. 

Segundo os pesquisadores, isto se deve a um aumento das temperaturas na Sibéria durante todo o ano de 2007, o que provocou uma maior emissão bacteriana nos pântanos dessa região. Outra explicação, segundo os cientistas, poderia ser, pelo menos parcialmente, uma queda das concentrações de radicais livres na atmosfera.

fonte:

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cientistas estudam 'soluções' inusitadas para aquecimento global

A Royal Society (academia britânica de ciências) vai estudar uma série de propostas inusitadas para reduzir o impacto do aquecimento global sobre a Terra, incluindo a colocação de espelhos no espaço para desviar raios solares.

Vários projetos de "geo-engenharia" foram apresentados. Além dos espelhos, outros cientistas sugeriram estimular o crescimento de algas nos oceanos para absorver dióxido de carbono, ou borrifar "sprays marítimos" sobre as nuvens para que elas fiquem mais brancas e possam refletir os raios solares.

A Royal Society afirma que todas as propostas - não importa o quão mirabolantes - têm que ser propriamente analisadas.
Mas grupos ambientalistas alertam que as soluções tecnológicas não devem desviar a atenção do problema de reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa.

Projetos

Um grupo de engenheiros e cientistas que estudam o clima deve analisar os projetos e publicar um relatório em meados do ano que vem.

Entre as idéias também está semear partículas na atmosfera para atuar como um bloqueador solar planetário.

Segundo o professor Andrew Watson, da Universidade de East Anglia, que é membro do grupo, "algumas da idéias podem ter efeitos colaterais desagradáveis, algumas podem ser muito caras e outras podem não funcionar".

"Sentimos que há uma variedade de idéias como essas por aí, e um crescente interesse por elas", afirma Watson.

O professor diz acreditar que é hora de analisá-las com alguma autoridade para saber quais podem ser úteis e o que mais precisa ser feito. Watson acrescentou ainda que nenhuma das idéias é claramente maluca.

"O grupo de trabalho não vai desprezar nenhuma delas por parecerem fantásticas", afirmou. "Acredito que alguns desses esquemas tenham potencial para reduzir o dióxido de carbono na atmosfera, e alguns certamente têm potencial de esfriar o planeta."

Maior atenção

O objetivo do estudo é providenciar o primeiro passo útil para definir os parâmetros e limitações dessas idéias, e oferecer recomendações sobre quais merecem maior atenção.

Em muitos casos, algumas das propostas podem ter efeitos danosos não intencionais ao meio ambiente.

Um dos objetivos do grupo é investigar esses potenciais efeitos colaterais e estabelecer que tipo de pesquisa deve ser encomendada.

Alguns ambientalistas dizem acreditar, no entanto, que só pensar em soluções tecnológicas desvia a atenção da questão das emissões de gases poluentes.

Mas, segundo o professor Watson, há uma sensação na comunidade científica de que essas propostas devem ser estudadas, porque algumas podem ser úteis, no mínimo, como último recurso.

"Se as piores previsões sobre mudanças climáticas se concretizarem, o que acontece se, politicamente, não conseguirmos mudar nossos hábitos de emissões?", pergunta o pesquisador.

"Como último recurso, poderíamos usar um desses métodos possíveis", afirma Watson. "Se não tivermos feito a pesquisa e avaliado esses métodos de maneira apropriada, esta opção não vai estar na mesa."

fonte:

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

No Tempo dos Astecas

(Axolotle (Ambystoma mexicanum), salamandra mexicana também conhecida como monstro d'água, corre risco de desaparecer)
Conhecido dos astecas, monstro d'água pode estar extinto em 5 anos.

Axolotle. O nome é complicado, e a situação desse bicho também. Espécie de salamandra encontrada no México, o anfíbio está em risco de extinção. Divulgação

Axolotle (Ambystoma mexicanum), salamandra mexicana também conhecida como monstro d'água, corre risco de desaparecer 


Também conhecido como monstro d'água, o axolotle está presente nas lendas astecas e conseguiu sobreviver mesmo na urbanizada capital do país, nos canais poluídos do lago Xochimilco --até agora. 

Vítima da drenagem e da sujeira em seu habitat, o animal tem sido alvo também de uma outra ameaça: peixes não-nativos introduzidos nos canais, que comem seu alimento e seus filhotes. 

A espécie foi incluída na lista vermelha da União pela Conservação da Natureza. Segundo especialistas, ela pode desaparecer em cinco anos se nada for feito. 

Entre as alternativas para a preservação do anfíbio estão a retirada dos peixes não-nativos dos canais e o repovoamento com axolotles reproduzidos em criadouros. 

"Se o monstro d'água desaparecer, não será uma grande perda apenas para a biodiversidade, mas também para a cultura mexicana", afirmou Luís Zambrano, biólogo da Universidade Autônoma do México, à agência Associated Press.
Fonte:

Humanos já usam 1,3 planeta, diz relatório.

A humanidade produziu uma bolha de crédito ambiental que já é 30% maior que a capacidade do planeta de fornecer bens e serviços à civilização de forma sustentável. Essa alavancagem artificial é denunciada hoje pelo Living Planet Report, um relatório bianual que mede a chamada "pegada ecológica" da humanidade. 

Na natureza, assim como nas finanças, esse tipo de empréstimo sem fundos termina em colapso. Sinais dele são as crises do clima e da biodiversidade, afirmam a ONG WWF e a Sociedade Zoológica de Londres, autoras do relatório. 

Segundo o documento, hoje cada ser humano precisa para viver de 2,7 hectares de área biologicamente produtiva da Terra. Isso inclui a área agrícola e de florestas necessária para produzir comida, fibras e madeira; os oceanos e rios que fornecem pescado; e a porção de biosfera que absorve os resíduos como o gás carbônico e fornece espaço para cidades e infra-estrutura. Esse total é a pegada ecológica de cada pessoa. A pegada dos brasileiros já é de 2,4 hectares. 

Acontece que a área biologicamente produtiva da Terra é de apenas 2,1 hectares por pessoa. A diferença entra na conta do débito ambiental. 

Segundo o relatório, a humanidade passou a devedora da biosfera em algum momento no fim dos anos 1980. Nos últimos 45 anos, a pegada ecológica mais que dobrou, devido ao crescimento da população e do padrão de consumo. 

"Em 1961 quase todos os países do mundo tinham capacidade mais do que suficiente de atender a própria demanda; em 2005 a situação mudou radicalmente", diz o relatório. Hoje, mais de três quartos da população mundial vivem em países com débito ambiental. 

As maiores pegadas ecológicas pertencem, claro, aos EUA e à China (que, somados, usam 21% da biocapacidade do planeta), embora a pegada de um chinês médio seja muito menor que a de um americano médio. 

Apesar de serem credores ambientais, países emergentes como Brasil, Indonésia e África do Sul estão contraindo empréstimos "subprime" perigosos: outro índice avaliado, que mede o estado de saúde dos ecossistemas, aponta que as regiões tropicais lideram a perda de fauna. Enquanto nas zonas temperadas houve 6% de aumento em populações de vertebrados de 1970 a 2005, nos trópicos houve declínio de 51%.
Fonte: 

WWF: humanidade vai precisar de 2 planetas em 2030.

Ao ritmo de consumo atual, a humanidade, para satisfazer suas necessidades no início da década de 2030, vai precisar de dois planetas, alerta o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

A marca ecológica da humanidade, que avalia o consumo de recursos naturais, já superou em 30% as capacidades do planeta de se regenerar, destaca o WWF no relatório Planeta Vivo 2008. 

O informe explica que a pressão da humanidade sobre o planeta dobrou nos últimos 45 anos por dois motivos: crescimento demográfico e aumento do consumo individual.

A superexploração está esgotando os ecossistemas e os desperdícios se acumulam no ar, na terra e na água. Como resultado, o desmatamento, a escassez de água, a redução da biodiversidade e a desordem climática, causadas pela emissão de gases que provocam o efeito estufa, "colocam cada vez mais em risco o bem-estar e o desenvolvimento de todas as nações", informa o WWF.

O "Índice Planeta Vivo", um instrumento criado para medir a evolução da biodiversidade mundial e que envolve 1.686 espécies de vertebrados em todas as regiões do mundo, registrou queda de quase 30% nos últimos 35 anos.

"Em vista da redução deste índice, parece cada vez mais improvável que alcancemos o objetivo, no entanto modesto, a que apontava a Convenção do Rio sobre a diversidade biológica: reduzir a erosão da biodiversidade mundial até 2010", destaca o WWF.

Além da marca ecológica mundial e do Índice Planeta Vivo, o relatório apresenta um terceiro instrumento de medida, "a marca d'água", que avalia a pressão resultante do consumo sobre os recursos hídricos em escala nacional, regional e mundial.

O grande problema é que a água é um recurso distribuído de forma muito desigual em todo o mundo.

Desta maneira, 50 países enfrentam atualmente um 'estresse' hídrico moderado ou grave, segundo o WWF. Além disso, o número de pessoas que sofrem com a falta d'água, seja em todo o ano ou por temporadas, aumentará em conseqüência do aquecimento global, conclui o organismo de defesa da ecologia.

Fonte:

Incêndios na Chapada Diamantina fazem Bahia decretar estado de emergência em 20 cidades.

O pior incêndio dos últimos sete anos na Chapada Diamantina fez o governador Jaques Wagner (PT) decretar estado de emergência em 20 cidades da Chapada, entre elas Lençóis, a mais visitada pelos turistas. Em Mucugê, as chamas estão próximas da área urbana e atingiram os quintais de algumas residências.
As queimadas, que tiveram os primeiros focos há duas semanas, têm reflexo direto no turismo da região, segundo hoteleiros

Guias e gerentes de pousadas disseram que os incêndios - os primeiros focos foram registrados há duas semanas - têm reflexos imediatos no turismo da região. "Um grupo de 50 turistas de Minas Gerais que queria fazer as trilhas na região suspendeu o passeio quando soube que os incêndios estavam atingindo toda a região", afirmou Carlos Sodré Oliveira, que trabalha como guia na Chapada. "Sempre que temos incêndio, o movimento cai e perdemos turistas para Salvador ou Porto Seguro", disse João Paulo Santana, gerente de uma pousada em Lençóis.

Segundo Antonio Rodrigues dos Santos, responsável pela Cordec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), cerca de 500 pessoas estão envolvidas no combate às chamas. "Já providenciamos a estrutura e o pagamento das diárias para o enfrentamento dos incêndios". Além disso, dezenas de brigadistas voluntários da região estão atuando em várias frentes de controle do fogo. "Eles receberam equipamentos e alimentação fornecidos pelo governo", disse Santos.

A operação conta, ainda, com dois helicópteros, duas aeronaves de combate ao fogo (uma com capacidade para armazenar 6.000 litros de água e outra para 3,8 mil), dez caminhonetes de tração 4x4, além de quatro caminhões especiais de combate a incêndio em áreas florestais, do Corpo de Bombeiros, que manterá bases em cinco municípios e uma central na cidade de Lençóis.

"Precisamos de mais estrutura para controlar os incêndios que se espalham com uma rapidez impressionante", disse César Gonçalves, analista ambiental do Parque Nacional da Chapada diamantina. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal causa dos focos são as queimadas usadas por agricultores para preparar o solo para a lavoura.

"Temos carência de equipamentos. Precisamos de abafadores, facões, foices e bombas portáteis de água", disse Paulo Castilho, ambientalista do Grupo de Defesa Ambiental Marchas e Combate. Segundo o governo da Bahia, quase 4.000 focos de incêndio foram registrados no Estado nas primeiras três semanas deste mês.

"Vale lembrar que os meses de agosto, setembro e outubro, por ser o período mais seco e quente do ano, apresentam características favoráveis à maior incidência das queimadas", disse o meteorologista Heráclio Alves. "Entre os principais causadores de incêndio nas matas estão as pontas de cigarro jogadas ao chão, principalmente na estrada, e a utilização da técnica de queimar a vegetação para preparar o solo para o plantio, bastante utilizado pelos agricultores", alerta Alves.

As 20 cidades da Chapada Diamantina que tiveram estado de emergência decretado pelo governo são: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Dom Basílio, Erico Cardoso, Ibicoara, Iraquara, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Rio do Pires, Seabra, Utinga, Wagner.
Fonte:


Desabafo de uma Jornalista Holandesa

O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO é muito legal, esquecemos de nos orgulhar…

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.
Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando..

É! O Brasil é um país abençoado de fato..
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja, querida pátria chamada
Brasil!!

Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser BRASILEIRO!!!

Ritmo de desmatamento da Amazônia cai 22% em setembro, revela Inpe

Mato Grosso é o estado que mais desmatou nesse mês.
Em relação ao mesmo período de 2007, índice caiu 3%.

O ritmo de desmatamento da Amazônia em setembro foi 22% menor do que em agosto, revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta quarta-feira (29). Por meio de imagens de satélites, os técnicos do instituto calcularam que 587 quilômetros quadrados de floresta foram derrubados ou sofreram degradação florestal durante o período. A área equivale cerca de um terço do município de São Paulo. Em agosto, o total desmatado foi de 756 km².

A medição faz parte do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que identifica apenas as áreas com área maior que 2.500 m². Devido à cobertura de nuvens, apenas 77% da Amazônia Legal pôde ser vista nas imagens analisadas. Os estados que ficaram mais encobertos foram o Amapá (92%) e o Pará (63%).

O índice de desmatamento foi semelhante ao registrado no mesmo mês de 2007, com uma queda de 3%. Em setembro do ano passado, o Inpe registrou 603 km² de devastação. Se comparado à média dos últimos 12 meses (722 km²), o índice caiu 18%.

Todos os focos de desmatamento detectados em setembro já podem ser vistos de forma simples e amigável no mapa interativo Amazônia.vc, que mostra os pontos de destruição da floresta e possibilita aos internautas protestar contra queimadas e desmatamentos.

O estado que mais perdeu áreas de mata foi Mato Grosso, onde foram desmatados 216 km² de floresta amazônica, segundo o Inpe. O Pará está em segundo lugar, com 127 km², seguido pelo Maranhão, onde houve 97 km² de devastação.

Alerta

O sistema Deter é desenvolvido para dar apoio às fiscalizações contra crimes ambientais. Como consegue detectar áreas em que a floresta ainda não foi totalmente derrubada, ele permite que providências sejam tomadas antes que toda a mata seja derrubada.

O balanço anual e consolidado do desmatamento na Amazônia é medido pelo sistema Prodes, também do Inpe, que tem resolução melhor e consegue detectar focos menores de destruição. Os dados desses sistema são divulgados pelo instituto no final do ano.

Fonte:globoamazonia.com

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sistema planetário vizinho é Sistema Solar em versão jovem, diz estudo

Cientistas vêem semelhanças entre os sistemas de Sol e Epsilon Eridani.
Pesquisa detectou cinturões de asteróides e cometas ao redor da estrela.

Um jovem sistema planetário nas vizinhanças galácticas parece ser algo muito parecido com o que foi o Sistema Solar cerca de 4 bilhões de anos atrás. É o que sugere uma espécie de mapeamento do sistema, conduzido por um grupo americano de cientistas.

Foto: Divulgação

Concepção artística de planeta e cinturão de asteróides ao redor de Epsilon Eridani (Foto: Divulgação)

"Estudar Epsilon Eridani é como ter uma máquina do tempo para olhar para nosso próprio sistema planetário quando era pequeno", disse, em nota, Massimo Marengo, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica e co-autor da pesquisa, que será publicada em janeiro no periódico "The Astrophysical Journal".

Epsilon Eridani está apenas a 10,5 anos-luz de distância -- está em nono lugar, no ranking de proximidade com o Sistema Solar. Ela também é uma estrela bem mais jovem que o Sol, com 850 milhões de anos. Nosso astro-rei, para que se tenha uma idéia da diferença, tem quase 4,7 bilhões de anos de idade.

Já se sabia que havia um planeta gigante -- parecido com Júpiter -- ao redor de Epsilon Eridani. mas o que os cientistas conseguiram observar agora, graças à ajuda do Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, foi o conjunto completo de cinturões de asteróides ou objetos gelados que existem ao redor desse sistema planetário.

Os pesquisadores, liderados por Dana Backman, do Instituto Seti, concluíram que Epsilon Eridani possui dois cinturões de asteróides. O mais próximo da estrela se parece muito, em localização e porte, ao do cinturão que existe no Sistema Solar, entre Marte e Júpiter.

Mas um segundo cinturão, localizado mais ou menos onde, por aqui, está o planeta Urano, existe lá. A massa de todos os objetos nele contidos equivale mais ou menos à massa da nossa Lua.

E, finalmente, um terceiro cinturão, esse de objetos similares a cometas, existe na borda do sistema de Epsilon Eridani. Ele é parecido com o que no Sistema Solar nós chamamos de cinturão de Kuiper -- um reservatório de objetos gelados do qual Plutão faz parte. Só que, em Epsilon Eridani, esse reservatório é muito maior. Os cientistas especulam que seja por conta da tenra idade do sistema planetário -- com o tempo, muitos dos objetos devem "cair" para dentro do sistema, reduzindo a massa total do cinturão exterior.

Mas o mais interessante é que esses cinturões indicam a presença de planetas no sistema. Eles serviriam como "guardiões" dos cinturões, do mesmo modo que certas luas alimentam e protegem os anéis de Saturno.

"Planetas são a forma mais simples de explicar o que estamos vendo", diz Marengo.

Os cientistas postulam a existência de três planetas, com massas entre a de Júpiter e de Netuno, para explicar os cinturões. Um deles já havia sido descoberto; outros dois ainda aguardam confirmação. Como eles estariam mais afastados da estrela, detectá-los exigiria mais de dez anos de observações ininterruptas.

Isso coloca Epsilon Eridani como um sistema planetário dos mais interessantes -- possivelmente um laboratório de como foi o Sistema Solar na época em que a vida surgiu sobre a Terra.


fonte:G1.com.br

Cartolina reciclada vira matéria-prima de caixão ecológico

Protótipo do produto, ainda em testes, sai por 180 euros.
Organização que apresentou novidade faz móveis de cartolina.

A organização Ca Cartonne, que produz móveis feitos de cartolina, apresentou recentemente em Calais, na França, um caixão feito com essa matéria-prima reciclada. A novidade ainda está em fase de testes e o protótipo custa 180 euros (cerca de R$ 514).

Foto: AFP
Protótipo do caixão ecológico custa 180 euros. (Foto: AFP)

Foto: AFP
Organização que criou o caixão produz móveis feitos de cartolina. (Foto: AFP)

Fonte: G1.com.br



Acidente Ambiental


Caminhão tomba e derrama milhares de litros de combustível em rio de SC.

Um caminhão-tanque carregado com combustíveis tombou no km 340 da BR-101 e provocou vazamento de pelo menos 10 mil litros de diesel e 5 mil de gasolina no rio dos Correias, em Tubarão, sul de Santa Catarina. O curso de água desemboca na Lagoa do Camacho, em Jaguaruna, também em Santa Catarina, onde cerca de mil pessoas sobrevivem da pesca.

Na manhã desta terça-feira, funcionários da Defesa Civil Estadual, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e da Polícia Militar Ambiental vistoriaram a região para avaliar os impactos do vazamento. Segundo o gerente da Defesa Civil, major Emerson Emerim, o caminhão transportava 30 mil litros combustível - 15 mil de diesel, 12,5 mil de gasolina e 2,5 mil de álcool. 

Segundo Emerim, o óleo provavelmente já atingiu a Lagoa do Camacho. Ele explicou que a água do rio é utilizada para a irrigação de plantações de arroz na região. 

A carreta, com placas de Içara (SC), trafegava na direção norte-sul e tombou entre duas pontes. O motorista, Jader Mauro da Silva, de 45 anos, sofreu lesões leves e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição. Como a carreta caiu no vão entre as duas pontes, o trânsito não chegou a ser interrompido.

Segundo o major da Defesa Civil, já foi feito contato com as empresas que forneceram o combustível. Elas já estariam enviando técnicos ao local para retirar o veículo.

Segundo o técnico da Fatma Rudimar da Cunha, a multa para a empresa responsável pela carga vai depender da extensão do dano ambiental e pode variar de R$ 500 a milhões de reais. O valor só deverá ser definido após a vistoria em toda a extensão da lagoa e do rio.

Segundo o técnico, o vazamento pode provocar a falta de oxigenação da água e levar à morte peixes e plantas. Ele orienta que os moradores da região não consumam a água ou pescados do rio até que o nível de contaminação seja avaliado.
fonte:

Quantidade de gelo no Ártico 'despencou', diz estudo!


A espessura do gelo no Oceano Ártico "despencou" no último inverno, segundo uma pesquisa do University College de Londres.

Os cientistas britânicos afirmam que a espessura do gelo no mar Ártico diminuiu até 49 centímetros em algumas regiões, segundo informações enviadas por satélite.

De acordo com os pesquisadores, estes resultados fornecem a primeira prova definitiva de que o volume total do gelo no Ártico está diminuindo.

O gelo no mar do Ártico bateu o recorde negativo ao chegar ao se menor tamanho em 2007, quando sua área atingiu apenas 4,13 milhões de quilômetros quadrados.

O recorde anterior era de 5,32 quilômetros quadrados, medidos em 2005.

"A espessura do gelo estava constante nos últimos cinco invernos antes deste, mas despencou no inverno depois do mínimo (registrado) em 2007", afirmou uma das autoras da pesquisa Katherine Giles à BBC.

De acordo com dados coletados pelo Centro de Observação Polar do University College de Londres - parte do Centro Nacional da Grã-Bretanha para Observação da Terra - no último inverno o gelo tinha diminuído de espessura em uma média de 26 centímetros abaixo da média de invernos entre 2002 e 2008.

Causas Seymour Laxon, outro autor da pesquisa, afirmou que ainda não foram explicadas todas as causas deste problema.

"A extensão pode mudar, pois o gelo pode ser redistribuído, aumentando a quantidade de água exposta. Mas isso não reduz a quantidade total de gelo", disse o cientista à BBC.

"Para determinar se a redução do gelo no mar é o resultado do gelo se acumulando contra a costa ou se é o resultado do derretimento, é preciso medir a espessura." "Acredito que esta seja a primeira vez que podemos dizer, definitivamente, que o principal do volume total de gelo diminuiu. Então isto significa derretimento; não significa que o gelo tenha apenas sido empurrado para a costa", acrescentou.

"Estamos usando dados de satélite, o que significa uma cobertura em todo o Oceano Ártico (exceto no centro) e temos estes dados de forma contínua, portanto, conseguimos boa cobertura em termos de tempo e área", afirmou.

Seymour Laxon acrescentou que as descobertas do projeto estão sendo usadas para ajudar a refinar as informações em projeções climáticas para o futuro.

"A época em que o Oceano Ártico vai desaparecer é uma informação aberta ao debate. Cerca de cinco anos atrás a projeção média para o desaparecimento era por volta de 2080", afirmou.

"Mas os índices mínimos de gelo e esta prova de derretimento sugerem que devemos apoiar os modelos que sugerem que o gelo do mar vai desaparecer entre 2030 e 2040, mas ainda existe muita incerteza", acrescentou.

fonte:

Cão arrisca a vida para proteger filhotes de gato

Cachorro cuidou de pequenos felinos durante incêndio em casa na Austrália.


Foto: BBC
BBC
Leo, o cão herói de Melbourne, na Austrália. (Foto: BBC)

O cachorro Leo arriscou a vida para proteger quatro filhotes de gato presos em uma casa em chamas, em Melbourne, na Austrália.

Quando o incêndio começou, a família que mora na casa e um de seus cães conseguiram escapar, deixando os outros animais para trás.

Os bombeiros encontraram Leo cuidando dos filhotes, que estavam em uma caixa de papelão, em um dos quartos da casa.

O cachorro já tinha perdido a consciência quando os bombeiros o tiraram da casa.

O animal teve que ser reanimado com massagem cardíaca, água e oxigênio, antes de reencontrar os filhotes.

fonte:G1.com.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Baleias aparecem na costa de Santa Catarina

Segundo especialistas, região é uma espécie de berçário para a espécie.
Animais fazem passeios curtos e voltam para as águas calmas do local.


Baleias aparecem na costa de Santa Catarina (Foto: Glaicon Covre/Diário Catarinense/Ag. RBS)

Duas baleias apareceram na Praia da Ribanceira, em Imbituba (SC), nesta segunda-feira (27). Segundo especialistas, a região é uma espécie de berçário para a espécie.

De acordo com o biólogo Luiz Augusto Farnettani, desde o final de semana, 22 baleias (adultas e filhotes) foram avistadas na área. Ele sugere que o local seja fechado entre os finais dos meses de junho e de novembro.

“Este é o período em que elas chegam em busca de águas mais quentes, onde acasalam, procriam e amamentam. Fechar significa impedir o acesso de barcos, da prática de esportes náuticos e colocação de redes”, explica o biólogo.

Os passeios são de distâncias curtas, com retorno para as águas mais calmas do berçário. No trajeto, as borrifadas são constantes, assim como os deslizes dos filhotes sobre o dorso das mães.

Fonte: G1.com.br / Diário Catarinense

Asfalto cede e cavalo cai em buraco no RS

Cratera foi provocada pelas chuvas que atingiram estado no fim de semana.
Animal foi resgatado sem ferimentos pelos bombeiros, em Santa Maria.

Foto: Lauro Alves/Diário de St. Maria/ag.RBS

Um cavalo caiu em um buraco depois que o asfalto cedeu, em Santa Maria (RS). A cratera foi provocada pelas fortes chuvas, que atingiram o estado no fim de semana. O animal pastava próximo ao local quando sofreu o acidente. Os bombeiros ajudaram a remover o animal, que nada sofreu. (Foto: Lauro Alves/Diário de St. Maria/Ag.RBS)

Fonte: G1.com.br/Diário de Santa Maria e do Zero Hora

Pescador mata cobra de 4,7 metros e 30 quilos em MS

Ele disse à polícia que foi atacado quando pescava no Rio Paraná.
Rapaz foi multado em R$ 500 e pode responder por crime ambiental.


Um pescador pode responder por crime ambiental por matar uma cobra de 4,7 metros e 30 quilos em Três Lagoas (MS). Ele teria sido atacado pelo animal quando pescava no Rio Paraná, no domingo (26).

O jovem de 18 anos contou à polícia que a cobra deu um bote e se enroscou em seu corpo quando ele estava mergulhando. Ele disse que disparou um tiro de arpão para se defender e matar o réptil.

O pescador disse que, sem saber o que fazer, levou a cobra para casa. Depois de denúncias anônimas, o réptil foi encontrado pendurado em um varal no quintal.

Um inquérito policial vai apurar o que realmente aconteceu no rio. O rapaz foi multado em R$ 500 e pode responder por crime ambiental. O animal será levado para a Polícia Ambiental de Campo Grande, onde será empalhado.

Fonte:G1.com.br

Expedição científica do WWF registra riquezas do Rio Negro

Viajantes fazem levantamento biológico da região.
Veja fotos de um dos locais mais belos e preservados da Amazônia.

Para registrar como vivem os animais e as pessoas em uma das regiões de mais rica biodiversidade do planeta, uma expedição da organização não-governamental WWF está subindo o rio Negro, no estado do Amazonas.

A viagem, que começou em 17 de outubro e termina em 15 de novembro, leva uma equipe de 65 pessoas. Na primeira etapa da expedição, eles estão visitando o Arquipélago de Mariuá, considerado o maior conjunto de ilhas fluviais do mundo.

Na segunda fase, os pesquisadores visitarão uma área onde está prevista a criação da Reserva Extrativista Rio Branco-Jauaperi. Eles farão um levantamento das necessidades das pessoas que vivem lá, ajudando a definir os parâmetros para a criação da reserva.

O dia-a-dia da expedição pode ser acompanhado por meio de um blog criado especialmente para registrar a impressão dos viajantes ao conhecer uma das regiões mais belas e bem preservadas do planeta.

Fonte: G1.com.br

No Nepal, cães são enfeitados com flores durante festival

Nepaleses hindus em todo o país também oferecem comida aos animais.
Até cães de rua são beneficiados pela festa.

Foto: Gopal Chitrakar/Reuters

Cães da polícia da raça pastor alemão posam para fotografias com colares de flores em um festival de cachorros em Kathmandu, no Nepal. Nepaleses hindus em todo o país celebram o festival, oferecendo comida e enfeitando os cães em retribuição à obediência dos animais. (Foto: Gopal Chitrakar/Reuters)

Foto: Gopal Chitrakar

À direita, cão da polícia da raça Labrador lambe a boca após receber comida durante a celebração de um festival de cachorros em Kathmandu, no Nepal. À esquerda, um cachorro de rua é visto após um culto que ocorreu no evento. Nepaleses hindus em todo o país celebram o festival, oferecendo comida e enfeitando os cães em retribuição à obediência dos animais. (Foto: Gopal Chitrakar)

Fonte: G1.com.br

domingo, 26 de outubro de 2008

Trem turístico começa a operar no Pantanal em maio

Locomotiva tem capacidade para transportar 408 passageiros.
Saída acontecerá aos sábados e retorno aos domingos.

Trem do Pantanal tem capacidade para transportar 408 pessoas (Foto: Gabriel Santos/Divulgação)

O Trem do Pantanal será a nova atração turística de Mato Grosso do Sul. O meio de transporte funciona atualmente apenas para carga, mas a partir de maio de 2009 também servirá como meio de locomoção para os turistas que querem viajar de Campo Grande para Aquidauana (MS) e Miranda (MS).

De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Mato Grosso do Sul, a atração será operada apenas aos finais de semana. A saída acontecerá aos sábados de Campo Grande e retorno aos domingos, partindo de Miranda.

A locomotiva será composta por sete vagões de passageiros e um bagageiro, com capacidade para transportar até 408 pessoas, nas classes econômica, turística e executiva.

A expectativa é proporcionar um aumento no fluxo de turistas na região. “Queremos ampliar significativamente o público estrangeiro no Pantanal”, afirma Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

De acordo com ela, os preços para o passeio ainda não foram estabelecidos.

Fonte: G1.com.br

Dois terremotos atingem a Califórnia

Informação é do Centro Nacional de Terremotos dos EUA.
Tremores têm intensidade de 4,1 e 5,1 graus na escala Richter.

Dois terremotos atingiram a região norte da Califórnia na manhã deste domingo (26), informou o serviço geológico dos Estados Unidos. O epicentro do primeiro tremor, de 5,1 graus na escala Richter, ocorreu cerca de 35 km a oeste da cidade de Petrolia. A cidade fica 416 km ao norte de San Francisco. O terremoto foi registrado por volta das 7h26 (horário de Brasília) e tinha 17 km de profundidade, de acordo com o central nacional de terremotos do país.

O segundo teve intensidade de 4,1 graus, ocorreu cerca de um minuto mais tarde, a cerca de 17 km a sudoeste da cidade de Fort Ross, segundo o Centro Nacional de Terremotos dos EUA. De acordo com a agência Reuters, que cita autoridades locais, não há informações sobre possíveis danos ou vítimas.

Tremores de magnitude 5 são considerados moderados, mas capazes de causar danos consideráveis. Já tremores de magnitude 4 são classificados como leves, capazes de danos moderados.

Fontes: G1.com.br e Reuters

Chuva causa deslizamento de terra no RS

Em Santa Maria, aterro de rede ferroviária desabou; ninguém ficou ferido.
Defesa Civil enviou mantimentos, cobertores e colchões para prejudicados

Encosta desabou por causa da chuva (Foto: Fernando Ramos/Diário de Santa Maria/Ag.RBS)

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul entre a noite de sábado (25) e a madrugada de domingo (26) causou prejuízos. Em Santa Maria, o aterro da rede ferroviária deslizou e invadiu imóveis das proximidades e uma estrada. A circulação dos trens teve que ser suspensa. Ninguém ficou ferido.

Em outro ponto da cidade, a água invadiu um prédio. Uma caminhonete que estava na garagem precisou ser amarrada pelos bombeiros para não ser levada pela água.

Ajuda

Outras cidades também registraram prejuízo. Caminhões carregados com mantimentos, cobertores, colchões, cestas básicas e kits de limpeza foram enviados, neste domingo (26), para Cerro Largo, Santa Rosa e Erechim. Segundo a Defesa Civil, neste fim de semana, foram registradas chuvas de granizo e rajadas de vento em praticamente todo o estado.

A Defesa Civil informa que há previsão de mais chuvas neste domingo. A população deve ficar atenta a possíveis deslizamentos de encosta, morros e barreiras, especialmente durante a noite. É necessário evitar áreas de alagamentos e de redes de energia elétrica.

Fontes: G1.com.br e Zerohora.com