Pesquisa personalizada

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gaia

Quando criança, imaginava que a Terra fosse o que vimos... Somente superfície! Pura ignorância.
Conhecer os aspectos físicos, biológicos e químicos desse imenso universo perdido em nossas mãos é um desafio para qualquer amante dos fenômenos naturais, principalmente hoje pelo constante bombardeio de informações e também pela preocupação - que de pre não tem nada, já é muito tardia - com a utilização dos recursos disponibilizados nas mais diversas formas pela natureza.

Há alguns dias, meu professor de Hidrologia Aplicada comentou algo muito por cima a respeito de uma obra do autor James E. Lovelock, chamada de Hipótese de Gaia, em que ele tratava todo o planeta como se fosse um organismo vivo; confesso que logo no princípio fiquei interessado, mas com a rotina absurda a qual me pego acabei esquecendo. Contudo, me veio esse termo na cabeça, o que me fez pesquisar e querer adquirir conhecimento sobre Gaia!

Pelo que pude aprender num primeiro momento, Gaia é deusa suprema da Terra na mitologia grega, dai o nome da hipótese formulada por J.E.Lovelock.
Na Hipótese de Gaia, todos os aspectos, sejam físicos, químicos ou biológicos estão intrinsecamente ligados, ou seja, se há um desequilíbrio em qualquer desses aspectos, os outros irão se manifestar de forma que permaneça o equilíbrio do "organismo". Num exemplo mais comum, temos os recordes de emissão de gases poluentes na atmosfera da terra, como CO2 e clorofluorcarbonetos, em consequencia disso todo o sistema responde de forma homeostásica, ou seja, autoreguladora, quando age aumentando a temperatura, em resposta ao efeito estufa, o aumento do nível dos oceanos, as fortes tempestades/queimadas, que assolam todo o mundo.

Particularmente falando, seria como uma febre em nosso corpo. Quando somos invadidos por vírus, rapidamente nosso organismo sente algo errado com o corpo e toma as medidas cabíveis para que melhoramos e fiquemos em equilibrio, nesse caso, liberando os leucócitos, que são as "hemácias" brancas ou os reguladores do nosso organismo...

Bom, prometo estudar muito sobre esse tema, pois é realmente do meu interesse... conforme vou estudando, irei colocando novos posts...
Abraço
J.P.