Pesquisa personalizada

segunda-feira, 13 de abril de 2009

458 empresas do PA são bloqueadas no cadastro de produtos florestais

Empresas não podem derrubar árvores, beneficiar e comercializar madeira.
União das Entidades Florestais do Pará contestou decisão.


A Secretaria de Meio Ambiente do Pará bloqueou 458 empresas no cadastro de produtos florestais. Segundo as investigações, as madeireiras teriam fraudado o sistema e falsificado documentos para a retirada ilegal de árvores da floresta. A participação de servidores públicos no esquema está sendo investigada.

Foram suspensos 39 planos de manejo, autorizações emitidas pela própria secretaria para a derrubada de árvores com menor dano ambiental.

Outras 912 empresas suspeitas de fraude estão sendo investigadas e terão que apresentar esclarecimentos. Se as explicações não forem convincentes, também poderão ter as atividades suspensas.

Reação

O esquema foi descoberto porque a Secretaria de Meio Ambiente do Pará emitiu planos de manejo para assentamentos onde já não havia mais áreas disponíveis para a derrubada legal da floresta.

A Uniflor, União das Entidades Florestais do Pará, não reagiu bem ao bloqueio. A entidade alega que as empresas atingidas não foram notificadas previamente. “Jamais [se pode] fazer um bloqueio sem notificação prévia, sem respeitar o devido processo legal e esse bloqueio se perpetuar no tempo e no espaço”, justificou Edgar Medeiros, advogado da entidade.

O secretário de Meio Ambiente do Pará explicou porque as empresas não foram avisadas. “Não houve chance de fazer um aviso prévio primeiro porque, dada as condições em que nos tomamos a decisão, as empresas já não poderiam estar funcionando. Então, não é algo que a gente deveria comunicar e pedir um esclarecimento. A situação documental impedia que ela tivesse funcionando plenamente”, disse Valmir Ortega.


Fonte: G1.com