Pesquisa personalizada

terça-feira, 25 de outubro de 2011

População mundial chega a 7 bilhões no fim do mês, diz ONU

Fonte: sidneyrezende.com

A população mundial deve chegar a 7 bilhões no dia 31 de outubro como afirma a ONU em relatório divulgado nesta terça-feira. Segundo a organização, o número vem se elevando com uma velocidade nunca vista e, em 2050, deve chegar aos 9,3 bilhões.

Entre os principais fatores apontados na contribuição desse expressivo aumento populacional estão a alta taxa de natalidade de alguns países e a evolução no estilo de vida e medicamentos, que geraram maior longevidade. Hoje, cerca de 893 milhões de pessoas já passaram dos 60 anos.

A média da expectativa de vida atual é de 68 anos. A mesma classificação alcançava apenas 48 em 1950.

Segundo estatísticas oficiais, no Reino Unido, a quantidade de pessoas com mais de 85 anos subiu mais de 100% entre 1985 e 2010. Já as pessoas com menos de 16 anos caiu de 21% para 19% neste mesmo período.

Na Zâmbia, sul da África, o altíssimo número de nascimentos já assusta o governo. A população é de 13 milhões de pessoas, mas estima-se que este número triplique até 2050, chegando a 100 milhões até o fim do século. Esta marca daria ao país o posto de população mais crescente do planeta. Mesmo com a queda de mundial de fertilidade global (passando de cinco para uma média de 2,5 crianças por família), as mães de Zâmbia ainda têm média de seis crianças.

Segundo a ONU, é necessário um investimento maior e planejamento para lidar com a crescente população mundial e as consequências esperadas (como necessidade de alimentos, água e maior produção de lixo e poluição).

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Festival de Verão Salvador fecha parceria com o Projeto Tamar

Com o intuito de alertar o público jovem sobre a preservação ambiental, o Festival de Verão Salvador acabou de firmar parceria com o Projeto Tamar, reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e que serve de modelo para outros países. Já estão previstas duas ações iniciais: Monitor por Um Dia e Tamarear com o Festival.
A ação Monitor por Um Dia será voltada para os internautas e as regras serão anunciadas em breve através das mídias sociais do Festival de Verão Salvador. Quem cumprir os requisitos e vencer o concurso, ganhará o direito de passar um dia na sede do Projeto Tamar, em Praia do Forte. O ganhador poderá acompanhar todas as etapas desenvolvidas por técnicos, biólogos e gestores para a conservação e preservação dos animais marinhos.
Já o Tamarear, evento musical do Projeto Tamar, terá duas edições especiais na parceria com o Festival de Verão Salvador, que serão chamadas de Tamarear com o Festival. Os shows serão realizados na Praia do Forte em janeiro, mês em que acontece o evento, com artistas já confirmados para as grades da edição 2012.
Através da parceria, também foi fechado o licenciamento da grife de roupas Tamar com a marca do Festival de Verão Salvador. Ainda preocupados com a conscientização ambiental, uma edição limitada de camisas confeccionadas com malha 100% algodão e fio à base de água, serão utilizadas por todos os funcionários do Projeto, na Praia do Forte, e ainda serão comercializadas para o público nas lojas do Tamar.

Fonte: g1.com.br