Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Fim de semana terá uma hora a mais por causa do horário de verão

Relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Horário de verão acaba na virada de sábado para domingo.

Reprodução
Editoria de Arte/G1

O fim de semana terá uma hora a mais por causa do horário de verão. Os relógios dos moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país devem ser atrasados em uma hora na virada de sábado (16) para domingo (17).

O horário de verão começou em 14 de outubro e vai terminar neste fim de semana. A mudança de horário tem como principal objetivo a redução do consumo de energia nos horários de pico de carga do sistema brasileiro. O Ministério de Minas e Energia esperava redução de 5% no consumo, apenas no período noturno, no início do horário de verão.

Abrangência

Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses estados é possível um aproveitamento maior da luz solar na época do ano em que se implanta o horário de verão.

O estados do Norte e do Nordeste não têm horário de verão, mas a rotina de muita gente também sofre alterações nos meses em que a mudança do relógio permanece em vigor. Os bancos no Nordeste, por exemplo, abrem e fecham mais cedo.

www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário