Pesquisa personalizada

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

E se acabar?


João Paulo Monteiro

As grandes cidades passam a impressão de baixa vulnerabilidade em relação à escassez de água que hoje assola diversos países em pelo menos 3 continentes. Há pouca disponibilidade de recursos hídricos em nações da Europa, Ásia e África. Países como Kuwait e Holanda, no Oriente Médio e Europa respectivamente, já importam pelo menos 85% de seu consumo. No caso do Kuwait é vender petróleo para comprar água, realidade esperada para daqui algumas décadas somente.
Água Potável Disponível - Revista Galileu n° 254

A falta de água já é responsável por conflitos em diversos países. Em mapeamento liderado por Todd Jarvis, diretor do Instituto para Água da Universidade do Estado do Oregon (EUA), foram detectados pelo menos 2 mil conflitos que, direta ou indiretamente, sustentavam-na como motivo causador.

“Jogue um dardo no mapa e em qualquer lugar que ele caia provavelmente haverá um conflito acontecendo por causa de água”, diz Todd Jarvis. “Os conflitos por conta da água crescem junto com a população e com as mudanças climáticas. Mesmo em abundância, ela não pode ser suficiente para todo o aumento da demanda”, completa.

Rastro Hídrico - Revista Galileu n° 254
Quanto de água é utilizada na fabricação de 1 litro de cerveja? 296 litros! Essa ausência de curiosidade não permite, aos que apreciam, mensurar a quantidade de água utilizada no processo de fabricação. Para cada quilo de chocolate são utilizados 17.196 litros e para um quilo de carne bovina, 15.415.

Dizer que gestos simples são necessários ao bom uso da água se tornou clichê. Saber que enquanto escovam-se os dentes é possível economizar até 95% de água pode chamar a atenção de muitos e isso os fará fechar a torneira, mesmo que por curiosidade.

Fechar a torneira pode ser o começo, mas a introdução de uma cultura de uso eficiente é o que realmente irá transformar um caótico futuro sem o “ouro transparente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário