Pesquisa personalizada

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Acidente Ambiental


Caminhão tomba e derrama milhares de litros de combustível em rio de SC.

Um caminhão-tanque carregado com combustíveis tombou no km 340 da BR-101 e provocou vazamento de pelo menos 10 mil litros de diesel e 5 mil de gasolina no rio dos Correias, em Tubarão, sul de Santa Catarina. O curso de água desemboca na Lagoa do Camacho, em Jaguaruna, também em Santa Catarina, onde cerca de mil pessoas sobrevivem da pesca.

Na manhã desta terça-feira, funcionários da Defesa Civil Estadual, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e da Polícia Militar Ambiental vistoriaram a região para avaliar os impactos do vazamento. Segundo o gerente da Defesa Civil, major Emerson Emerim, o caminhão transportava 30 mil litros combustível - 15 mil de diesel, 12,5 mil de gasolina e 2,5 mil de álcool. 

Segundo Emerim, o óleo provavelmente já atingiu a Lagoa do Camacho. Ele explicou que a água do rio é utilizada para a irrigação de plantações de arroz na região. 

A carreta, com placas de Içara (SC), trafegava na direção norte-sul e tombou entre duas pontes. O motorista, Jader Mauro da Silva, de 45 anos, sofreu lesões leves e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição. Como a carreta caiu no vão entre as duas pontes, o trânsito não chegou a ser interrompido.

Segundo o major da Defesa Civil, já foi feito contato com as empresas que forneceram o combustível. Elas já estariam enviando técnicos ao local para retirar o veículo.

Segundo o técnico da Fatma Rudimar da Cunha, a multa para a empresa responsável pela carga vai depender da extensão do dano ambiental e pode variar de R$ 500 a milhões de reais. O valor só deverá ser definido após a vistoria em toda a extensão da lagoa e do rio.

Segundo o técnico, o vazamento pode provocar a falta de oxigenação da água e levar à morte peixes e plantas. Ele orienta que os moradores da região não consumam a água ou pescados do rio até que o nível de contaminação seja avaliado.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário