Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

No Tempo dos Astecas

(Axolotle (Ambystoma mexicanum), salamandra mexicana também conhecida como monstro d'água, corre risco de desaparecer)
Conhecido dos astecas, monstro d'água pode estar extinto em 5 anos.

Axolotle. O nome é complicado, e a situação desse bicho também. Espécie de salamandra encontrada no México, o anfíbio está em risco de extinção. Divulgação

Axolotle (Ambystoma mexicanum), salamandra mexicana também conhecida como monstro d'água, corre risco de desaparecer 


Também conhecido como monstro d'água, o axolotle está presente nas lendas astecas e conseguiu sobreviver mesmo na urbanizada capital do país, nos canais poluídos do lago Xochimilco --até agora. 

Vítima da drenagem e da sujeira em seu habitat, o animal tem sido alvo também de uma outra ameaça: peixes não-nativos introduzidos nos canais, que comem seu alimento e seus filhotes. 

A espécie foi incluída na lista vermelha da União pela Conservação da Natureza. Segundo especialistas, ela pode desaparecer em cinco anos se nada for feito. 

Entre as alternativas para a preservação do anfíbio estão a retirada dos peixes não-nativos dos canais e o repovoamento com axolotles reproduzidos em criadouros. 

"Se o monstro d'água desaparecer, não será uma grande perda apenas para a biodiversidade, mas também para a cultura mexicana", afirmou Luís Zambrano, biólogo da Universidade Autônoma do México, à agência Associated Press.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário