Pesquisa personalizada

sábado, 5 de abril de 2014

Aposentado cria carro elétrico no RS

João Paulo Monteiro

A curiosidade surpreende! 

Seu João Alfred Dresch, após uma visita à Italia chegou disposto a criar um minicarro elétrico de altíssima qualidade e bom gosto.

Seu João em foto do G1
O JAD, nome atribuído ao automóvel, que acredito ser das iniciais do nome de seu criador, tem 5 CV de potência, roda a até 70 km/h, não polui, é silencioso, tem menos de 2 metros de largura e dispensa o uso de combustível. Além disso, o gasto por quilômetro rodado é estimando em cerca de R$ 0,10.

Concebido em 2010, o projeto levou menos de um ano para ficar pronto. "Quando olho pra ele, penso 'será que fui eu que fiz?'". Um sistema de 14 baterias mantém uma corrente contínua que aciona o motor de 5 CV do minicarro, com capacidade para duas pessoas e espaço para bagagens. Tudo pode ser recarregado na luz com um plugue convencional em menos de uma hora. "É para andar na cidade e concorrer com as motos", enfatiza.

Carro ocupa a metade do espaço de um carro convencional
Diz ainda que só usou a cabeça. Acha que isso falta neste ramo. Com razão. Projetos como este devem ter aos montes, contudo, não há interesse de grandes montadoras em produzir o veículo em grande escala, afinal, após a descoberta do pré-sal o investimento em automóveis que consomem gasolina tende à subir,assim como a redução de impostos para estas empresas. Ponto relevante a ser considerado aqui é a carga tributária de 50% sobre a gasolina, enquanto para a energia elétrica é de 35%, aproximadamente.

Para o inventor, há viabilidade para uma produção em larga escala e no varejo. Ele garante que o consumidor poderia adquirir um JAD por menos de R$ 20 mil. "Estou conversando com umas quatro empresas. Nesta semana, estou mantendo contato com uma companhia de Caxias do Sul".

Seria uma ótima saída para os problemas nas grandes cidades, como achar vagas para estacionamento ou ainda com a poluição que atinge níveis alarmantes durante o horário de pico. 

G1.com.br, com alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário