Pesquisa personalizada

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Biodiversidade X Produção Energética


>> Por João Paulo Monteiro<<

"Sair daquele nicho de só ficar preocupado com biodiversidade na agenda do setor ambiental e começar a ver e mostrar para a sociedade que biodiversidade é importante, que a nossa vida depende da biodiversidade no nosso dia-a-dia" argumentou Bráulio Dias, diretor de CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE do Ministério do Meio Ambiente.

Tudo bem, deixa eu ver se entendi.
O Governo quer mostrar à sociedade brasileira que a BIODIVERSIDADE é importante, mas ao mesmo tempo aprova consórcio de nome "Energia Sustentável do Brasil" no rio Madeira, um dos afluentes do rio Amazonas, para a CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA de Jirau. Mas espera, e o lago a ser formado, resíduos da construção, toda a parafernália a ser utilizada na faraônica realização do projeto? Será que nada disso irá afetar a BIODIVERSIDADE do local? Certamente sim, e não somente animais ou plantas.

José Alves Pereira, é agricultor e planta num sítio de 151 hectares junto ao rio. A renda com a venda dos animais e da produção de feijão, milho, melão, melancia, batata doce e açaí é suficiente para sustentar ele, a mulher, o filho e a filha casada, que já lhe deu dois netos.

Seu Zé Riqueta, como é conhecido, diz que participou de uma das audiências públicas promovidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), mas que não teve oportunidade de se pronunciar. Por isso, ele ainda tem muitas dúvidas, não sabe se, com o alagamento do seu sítio, vai ser transferido para um lugar onde poderá continuar plantando.

“Eu me sinto ameaçado. Aquilo que fiz, que poderia servir para meus filhos e netos, VAI SER ALAGADO. Mas o que mais tenho medo é do que vai ser dos mais velhos. Eu tenho vizinhos de até 88 anos de idade. Ninguém recomeça nessa idade, porque já gastou todas as forças. Ele chegou aqui novo, hoje tá velho e fez tudo o que fez na vida para ter um sossego e agora vai ser preciso sair”.

livearth.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário