Pesquisa personalizada

sábado, 22 de setembro de 2007

Movimento mundial pede inclusão das florestas no combate às mudanças climáticas


Ambientalistas, cientistas, representantes do governo e de comunidades indígenas assinaram ontem (10) a Declaração das Florestas, que visa à redução das emissões de carbono provenientes do desmatamento. O cenário do lançamento não poderia ser mais propício: o evento aconteceu do alto de uma torre que mede fluxo de carbono na Reserva de Cuieiras, no Amazonas.

De Manaus, a Declaração segue por uma jornada pelo mundo até chegar a Bali, em dezembro, na Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU. "Finalmente uma chance de colocar as florestas na agenda do clima, após anos de tentativas. Dessa forma podemos reduzir emissões, favorecer o desenvolvimento local com o uso econômico das florestas e ainda ganhar os serviços de biodiversidade e clima local", avalia Roberto Smeraldi, diretor da Oscip Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, também signatário da Declaração.

Já com 250 assinaturas, o movimento recebe adesões a partir de amanhã. O canal de televisão britânico BBC vai filmar as etapas nos vários continentes e produzir um filme, que será exibido em Bali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário