Pesquisa personalizada

domingo, 25 de setembro de 2011

Bolsa Verde é aprovada na Câmara

POR JOÃO PAULO MONTEIRO

Bolsa verde é um programa do Governo Federal que pagará, trimestralmente, R$300,00 para famílias que façam uso sustentável das florestas e que tenham renda inferior a R$70,00.

O programa ainda passará por votação no Senado Federal, contudo podemos considerar que o plano se trata de um incentivo que chega numa hora boa – regresso do Código Florestal, mas não pode se tornar vitalício como alguns programas já existentes. Os beneficiados pelo projeto precisam de formação profissional, criando com a matéria-prima disponível na sua região, produtos ambientalmente corretos e a partir dai conquistar a independência financeira diante do Governo. De forma grosseira, quero dizer que é importante ensinar a pescar e não dar o peixe, como vemos hoje. O que acaba se tornando uma maneira dos políticos garantirem votos para as próximas eleições.

Estima-se que quase 50% das 16 milhões de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza vivam no meio rural. Desta forma, o programa iria abranger cerca de 19mil famílias e em grande parte, estas estão ligadas às unidades de conservação.

Assim, espera-se preservar uma área de 145 milhões de hectares de florestas públicas, diferente do que nosso competente deputado, para não dizer outra coisa, Aldo Rebelo (PCdoB/SP) e também ruralista, propõe com o novo Código Florestal.



3 comentários:

  1. Ola João Paulo. Vamos aguardar que a "Bolsa Verde" funcione pelo bem da natureza. Que os beneficiados não pensem em si mas no tudo que precisam para viver nesse planeta. Precisamos tão somente do planeta Terra sadio e o indispensável é consequencia do bem que fizemos. Te seguirei.... boa semana. Abraços e obrigada por seres verde.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que o governo possa reflorestar tudo!
    estamos juntos por um ambiente melhor!

    ResponderExcluir
  3. Vamos esperar algo realmente bom desta iniciativa!

    ResponderExcluir