Pesquisa personalizada

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Minc: "Lula se comprometeu a vetar projeto Floresta Zero"

Ministro do Meio Ambiente participou de audiência pública sobre Meio Ambiente na Câmara e recebeu camiseta da campanha Meia Amazônia Não!

O ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, afirmou nesta quinta-feira que o presidente Lula é contra a redução da reserva legal na Amazônia, conforme prevê o projeto de lei 6.424, de 2005 - mais conhecido como Floresta Zero.

A declaração foi feita durante sua participação da Comissão Geral do Meio Ambiente e da Amazônia realizada na Câmara dos Deputados. Segundo Minc, Lula se comprometeu a vetar o projeto caso ele seja aprovado no Congresso. A mesma afirmação foi feita pelo ministro durante a posse do novo presidente do Ibama, na quarta-feira. A informação foi publicada na quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

Participaram da audiência pública na Câmara diversos parlamentares, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Herman Benjamin, e representantes de entidades da sociedade civil, entre elas o Greenpeace e Amigos da Terra.

Após discursar sobre as medidas que pretende tomar para proteger a floresta amazônica, Minc recebeu das mãos do consultor de políticas públicas do Greenpeace, João Alfredo Telles Neto, uma camiseta da campanha Meia Amazônia Não!, que tem como objetivo coletar assinaturas contra o projeto Floresta Zero.

"'Meia Amazônia' e 'Amazônia Não' são a mesma coisa ruim. O que queremos é a preservação da Amazônia", disse o ministro durante o evento, realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente.

APOIO

O diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, recebeu apoio do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, ao rebater a declaração de Lorenzo Carrasco, representante da publicação Alerta Científico e Ambiental, de que as alterações legislativas realizadas de 1988 para cá, visando maior proteção ambiental, aconteceram por conta de pressões internacionais.

"Esta Casa sempre votou por vontade do povo brasileiro, pois os parlamentares representam o povo brasileiro", retrucou Sérgio Leitão. Segundo ele, é preciso separar o legítimo interesse de quem vive na Amazônia daquilo que deve ser tratado pelas instituições policiais e de Justiça do país.

Fonte: www.greenpeace.org.br

domingo, 8 de junho de 2008

Terremoto na Grécia deixa pelo menos um morto

Tremor de 6,5 graus na escala Richter deixou ao menos sete feridos.
O epicentro do tremor está a 205 km da capital grega.

Pelo menos uma pessoa morreu em um povoado do Peloponeso, atingido neste domingo por um terremoto de 6,5 graus na escala Richter, informou o canal de televisão pública NET.

O homem, de cerca de 70 anos, morreu após o telhado da sua casa desabar. Ele vivia na aldeia de Kato Achaia, no departamento de Achaia, no noroeste do Peloponeso, que parece ser a área mais atingida pelo tremor - que foi sentido até em Atenas.

Segundo informações do Instituto Sismológico de Atenas repassadas pelas autoridades locais, o epicentro do tremor está a 205 km da capital, e ele ocorreu às 15h25 locais (9h30 de Brasília) próximo da localidade de Andradida, em Elide.

Estragos

O terremoto deixou pelo menos quatro pessoas feridas e deixou sete presas sob escombros de edifícios danificados.

Já os meios de comunicação locais disseram que o tremor causou vários estragos.

O Centro de Assistência Médica de Emergência de Patras, a sudeste de Atenas, disse que o hospital local recebeu quatro feridos. Já no povoado de Fostena, no Peloponeso, cinco pessoas de uma mesma família estão presas sob os escombros de sua casa.

Também há informações de um menor preso em uma casa no porto de Patras e de uma freira na mesma situação em um mosteiro.

As autoridades informaram ainda que o aeroporto militar de Andravida, a 130 quilômetros de Patras, sofreu sérios danos e fechou.

Diversos povoados estão sem energia e várias réplicas de até 4,5 graus de intensidade já foram registradas.

Fonte: g1.com.br