Pesquisa personalizada

sexta-feira, 14 de março de 2008

G1 sobrevoa área desmatada no Pará

Fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente checam denúncias de madeireiras.
Do helicóptero, carvoarias e acampamentos irregulares foram descobertos em Tailândia.
Glauco Araújo Do G1, em Tailândia (PA)

Foto: Glauco Araújo/G1
Glauco Araújo/G1
Árvores foram derrubadas em área distante do Centro de Tailândia, no Pará (Foto: Glauco Araújo/G1)

O G1 viajou para Tailândia, no Pará, para mostrar como está a situação da cidade durante a Operação Arco de Fogo, realizada na região desde 25 de fevereiro. A ação conta com integrantes da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Força Nacional de Segurança e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Durante um sobrevôo na região, muitas áreas, distantes da zona urbana, foram flagradas em pleno desmatamento.


Veja galeria de fotos de área desmatada

Segundo o balanço divulgado pelo Ibama nesta quinta-feira (13), foram autuadas 13 madeireiras durante a Operação Arco de Fogo. Mais de 9,4 milhões de m³ em toras de madeira e outros 462 mil m³ de madeira beneficiada foram apreendidos. O total de multas aplicadas soma R$ 5,6 milhões desde fevereiro.

Foto: Glauco Araújo/G1
Glauco Araújo/G1
Helicóptero do Ibama que fez o sobrevôo na área desmatada (Foto: Glauco Araújo/G1)

"É um absurdo o que está acontecendo. São muitas toras armazenadas entre as árvores da floresta para dificultar a localização durante os sobrevôos de helicóptero. Recebemos uma denúncia sobre essas áreas e acabamos de confirmar que a região está em pleno desmatamento", disse Eleni Cunha, coordenadora de fiscalização da Sema, que também acompanhou o sobrevôo.

A quilômetros de distância do centro de Tailândia, as áreas foram mapeadas por GPS (Sistema de Posicionamento Global) e, como são de difícel acesso, uma equipe de fiscais deve se deslocar aos locais para possíveis autuações. “É uma região cercada por rios e está alagada por conta do período de chuvas. Nem mesmo os bofetes (caminhões que transportam toras de madeira) conseguem trafegar nessa região agora. Os madeireiros vão esperar a chuva passar para retirar as toras”, afirmou Eleni.

Carvão

Outro problema detectado durante o sobrevôo foram os fornos para fabricação de carvão. Em vários pontos das áreas desmatadas, toras de madeira aguardam para serem colocadas para queimar nos fornos irregulares. As carvoarias ilegais são outro problema descoberto na Operação Arco de Fogo, pois elas abastecem, segundo informações do Ibama, indústrias do pólo siderúrgico de Marabá (PA).

Segundo Bruno Versiani dos Anjos, coordenador do Ibama, mais de 40% do desmatamento no Pará é destinado às carvoarias e os maiores compradores são as siderúrgicas.

Já foram destruídos 116 fornos de carvoaria nesta quarta-feira. Durante toda a ação na região, foram inutilizados mais de 800 fornos. A estimativa da Operação Arco de Fogo é de que tenha mais de 2 mil fornos irregulares na região.

www.g1.com.br