Pesquisa personalizada

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Geleira argentina Perito Moreno se rompe no inverno austral

A geleira Perito Moreno rompeu-se, nesta quarta-feira, na Patagônia argentina, um fenômeno incomum durante o inverno austral.

O processo de ruptura, que ocorre com frequência mais ou menos a cada três anos, foi iniciado na sexta-feira e poderá ser consequência do aquecimento global.

A última ruptura havia sido registrada em março de 2006.

Alguns turistas estavam no local para assistir ao espetáculo, que normalmente acontece em épocas de altas temperaturas.

A geleira Perito Moreno, que tem uma extensão de cerca de 200 quilômetros quadrados, mais de três quilômetros e cerca de 70 metros de altura acima do nível do lago.

Fonte: msn.com.br

domingo, 6 de julho de 2008

Arquiteto propõe cidade flutuante 'high tech' contra aquecimento global

Ilhas teriam capacidade para abrigar até 50 mil pessoas.
Cidade é autônoma em geração de energia e controle de poluição.

Foto: Divulgação
Divulgação
Lilypad, projeto de cidade flutuante criada pelo arquiteto Vincent Callebaut. (Foto: Divulgação)

Se as previsões mais catastróficas dos cientistas que pesquisam o aquecimento global se confirmarem, a humanidade terá de entrentar a elevação do nível do mar e a conseqüente inundação de diversas cidades costeiras.

O arquiteto belga Vincent Callebaut já tem a solução: ele propõe a construção de vilas flutuantes, com sistemas computadorizados capazes de controlar da produção de energia à desalinização da água.

As cidades artificiais propostas por Callebaut, batizadas de 'Lilypad', poderiam ser instaladas em qualquer lugar do oceano. Autosustentáveis, cada vila tem capacidade para receber 50 mil moradores.

Foto: Reprodução
Reprodução
Cidade artificial terá capacidade para abrigar 50 mil pessoas. (Foto: Reprodução)

Utilizando apenas tecnologias já disponíveis hoje em dia, afirma o arquiteto, as vilas flutuantes seriam ecologicamente adequadas.

A energia seria fornecida por placas de captação de raios solares, turbinas eólicas e usinas movidas pelo movimento das ondas do mar.

Um lago construído no centro da ilha serviria para capturar, armazenar e purificar a água da chuva. A cidade proposta também tem três marinas - já que os barcos seriam a principal forma de ligação entre as vilas e com o continente - e montanhas artificiais.

fonte: g1.com.br