Pesquisa personalizada

quinta-feira, 27 de março de 2014

Rússia finca bandeira no Ártico

João Paulo Monteiro

O desenvolvimento sustentável é considerado extremamente caro para muitas nações desenvolvidas, as quais para ocuparem o status de “desenvolvidas” precisaram, num passado próximo, fazer vista grossa para estudiosos que já consideravam o método de exploração adotado obsoleto.

fonte: internet
Diante das provas já adquiridas com o tempo, como aumento da temperatura e aumento do nível dos oceanos, a questão ambiental passou a ser considerada relevante por algum tempo, possuir certificados ambientais passou a ser um ponto muito positivo.


Enquanto nações supostamente buscam fontes de recursos renováveis, russos já fincam sua bandeira e punham soldados em solo Ártico esperando que o gelo derreta para que possam retirar do solo os minérios protegidos até então por espessa camada de gelo, hoje nem tão espessa assim. O principal interesse deste país são, respectivamente, 13% e 30% de todo o petróleo e gás natural, ainda não descoberto. Resumindo: O petróleo do Ártico está para a Rússia, como o pré-sal está para o Brasil. São países que estão na contramão do desenvolvimento de tecnologias que possam substituir o combustível fóssil.