Pesquisa personalizada

sábado, 28 de janeiro de 2012

Desordem e Regresso

Por João Paulo Monteiro
Foto retirada da internet

Desenvolvimento e crescimento são coisas totalmente diferentes.

A primeira impressão que nos é passada quando ouvimos dizer que o Brasil está crescendo é de um país forte economicamente, que há um baixo nível de desigualdade social e que este crescimento acontece de forma qualitativa para o meio ambiente.  Certo?

Errado! O Brasil está crescendo, esta é uma informação concreta, mas dizer que ao menos nos importamos com as consequências desse crescimento é algo no mínimo duvidoso.

Enquanto países, realmente desenvolvidos abrem mão de certas regalias como o desenvolvimento da indústria petrolífera, o Brasil está injetando aproximadamente 600 BILHÕES no pré-sal.

Na França, o governo está investindo 20 milhões de euros, algo próximo dos 50 milhões de reais, para estimular a população a se locomover com bicicletas, um meio de transporte limpo. Esse é o pensamento é de um país que espera retorno, além da redução de CO2, uma economia de quase 6 bilhões em benefícios que são proporcionados à saúde. Isso é pensamento holístico.

Elefante de Sumatra pode desaparecer em menos de 30 anos

Retirado de folha.uol.com.br


O elefante de Sumatra (Indonésia) desaparecerá "em menos de 30 anos" se ninguém impedir a destruição de seu habitat, advertiu nesta terça-feira a organização de proteção ambiental WWF.


Elefantes de Sumatra brincam em rio da Indonésia;
espécie pode desaparecer
(Achmad Ibrahim/Associated Press) 

"Restam apenas de 2.400 a 2.800 elefantes de Sumatra em estado selvagem, o que representa uma queda da população de 50% em relação a 1985", indicou um comunicado da ONG.

"Os cientistas acreditam que, se a tendência atual prosseguir, os elefantes de Sumatra desaparecerão em estado selvagem em menos de 30 anos", acrescenta a organização.

O animal está protegido por uma lei indonésia, mas é vítima da destruição acelerada de seu habitat.

A selva da ilha de Sumatra, no noroeste do arquipélago indonésio, está cada vez mais limpa para abrir espaço às plantações de palmas ou para áreas agrícolas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Iceberg em forma de dragão é fotografado na Antártida

(Foto: Kseniia Maiukova)
Um iceberg com forma de dragão foi descoberto na Antártida, há duas semanas. Ele chamava a atenção entre outros blocos de gelo que o cercavam.
   

À distância, o grupo que viu o iceberg pela primeira vez achou que ele se parecia com um polegar. Após se aproximar mais do bloco de gelo, os membros da equipe perceberam que ele era mais semelhante a um dragão.
Fotografias do iceberg foram feitas pela russa Kseniia Maiukova, 28 anos, que não acreditou no que via quando avistou a silhueta do iceberg.
"Uma noite, durante uma viagem turística, havia sete de nós em um barco zodíaco na baía, cercados por icebergs", disse ela.
"Havia dezenas deles em torno de nós, todos com diferentes formas e tamanhos que eram incríveis de ver. Foi um sentimento muito difícil de descrever com palavras".
"Esse iceberg em forma de dragão atraiu meus olhos desde o início - na verdade, quase todos nós o percebemos de uma vez e começamos a fotografá-lo", lembra Kseniia.
"No começo, nós pensamos que parecia um pouco com um polegar. Depois, quando nós voltamos para a terra, ficou claro para nós que ele tinha a forma exata de um dragão".
"Eu estava muito emocionada e nunca vou esquecer essa viagem", afirmou a russa.
g1.globo.com/natureza

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Brasileiro é nomeado para convenção de biodiversidade da ONU

O brasileiro Bráulio Ferreira Dias foi anunciado ontem como o novo secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (Organização das Nações Unidas).

Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, ele assume o posto com o desafio de definir na convenção um modelo para a divisão dos bens produzidos da natureza. O encontro está marcado para outubro na Índia.

Braulio Ferreira Dias (Internet)
O nome do brasileiro foi confirmado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em Nova York. Dias ocupará, a partir de fevereiro, cargo de subsecretário adjunto da ONU, trabalhando diretamente com Ban Ki-monn, nos próximos quatro anos.

Segundo o governo, ele passou por uma seleção técnica, com entrevista direta com o secretário-geral da ONU.

Em entrevista ontem no Palácio do Planalto, Dias afirmou que terá como principais metas estabelecer ações concretas para conservar a biodiversidade e repartir os benefícios com povos nativos, como indígenas.

Essas medidas poderão incentivar pesquisas em biotecnologia, valorizar os conhecimentos das populações tradicionais além de representar instrumentos para reduzir a biopirataria.

Outro ponto que terá atenção do novo secretário é a confirmação dos congressos de 50 países do protocolo da Convenção sobre Diversidade Biológica, da ONU, em Nagoya, Japão, que estabeleceu 20 objetivos para deter o ritmo alarmante de desaparecimento das espécies que vivem tanto em terra quanto no mar.

A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) comemorou a indicação e disse que isso representa reconhecimento do papel do país nas ações ambientais em todo mundo, em um ano em que o país sediará o encontro Rio +20.

folha.uol.com.br

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tempestade solar a caminho da Terra

Em sua maior tempestade desde maio de 2005, o Sol está bombardeando a Terra com radiação e partículas carregadas, que devem chegar em grande quantidade ao planeta entre hoje e quarta-feira. Esse fenômeno, embora esperado, pode danificar sistemas de comunicação.
O alerta é da Noaa (Agência Nacional Atmosférica e Oceânica dos EUA). Diferentes satélites da Nasa já captaram a atividade.
Imagem da Nasa mostra tempestade na madrugada de segunda
Conhecidas como ejeções de massa coronal, essas explosões podem danificar sobretudo os satélites de comunicação que orbitam a Terra.
"Os satélites estão bem lá em cima, não têm a proteção contra as partículas e radiação que a nossa atmosfera oferece", afirma Gustavo Rojas, astrofísico da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
O cientista explica que a radiação, que viaja na velocidade da luz, já chegou à Terra. Agora, o maior problema são as partículas, especialmente os prótons, que viajam em velocidade mais lenta em direção ao nosso planeta. São eles os principais responsáveis pelos problemas que podem viar a ocorrer.
Kathy Sullivan, vice-administradora da Noaa, afirma que voos em áreas próximas aos polos podem sofrer alterações porque a comunicação fica sujeita a falhas principalmente nesses pontos.
Apesar do risco, as chances de danos substanciais são baixas. As tempestades são classificadas em três níveis: classe C, mais fracas, M, moderadas, e X, as mais fortes. A atual é M9, no limite das mais intensas.
"Foi uma explosão importante, mas não oferece riscos. Na verdade, o Sol vem de um período de atividade baixa", diz Pierre Kaufmann, coordenador do Centro de Radioastronomia e Astrofísica da Universidade Mackenzie.
O Sol tem ciclos de atividade de 11 anos, com períodos mais intensos e outros de calmaria. O pico de atividade do ciclo atual está previsto para o ano que vem.
"As tempestades devem ficar mais fortes até lá, mas observações já indicam que esse é um ciclo particularmente calmo", diz Kaufmann.
Em 1989, uma tempestade solar causou a queda na rede elétrica no Canadá. A consequência mais comum, porém, é a intensificação dos fenômenos luminosos conhecidos como auroras austrais e boreais, que ficam visíveis mais longe dos polos.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Avenida Paulista tem ato contra maus-tratos a animais

Cerca de 7 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram na manhã deste domingo (22) de uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, contra maus-tratos aos animais, pedindo mudanças na legislação atual para que puna com mais rigor esse tipo de crime. A organização do evento "Crueldade Nunca Mais", que ocorre de forma simultânea em diversas cidades do país, estimou em quase 10 mil pessoas o público na Paulista. Também ocorreram manifestações no RioParanáDistrito FederalFortalezaCampo GrandeManausBelo Horizonte, neste domingo, e em Goiânia, no sábado (21).


Manifestantes levavam cartazes pedindo maior punição para maus-tratos a animais (Foto: Tahiane Stochero/G1)

A caminhada na Paulista foi realizada por volta das 11h e saiu do Masp com sentido à Avenida Consolação. Muitos dos manifestantes levaram cachorros para o ato, que pediu leis com punições mais rigorosas para quem maltratar animais. Um deles era o promotor de eventos Marcus Rosa, que estava com dois dos seus cães. "Eu decidi participar porque quem maltrata animais não pode ficar impune. Ter um animal em casa é uma opção. Não quer cuidar, não precisa ter", disse ele.

g1.globo.com

A sua liberdade está sendo corrompida

JOÃO PAULO MONTEIRO
DE BRASÍLIA

Internet
Quando nascemos, se tivéssemos consciência, com certeza preferiríamos ficar presos ao cordão umbilical. Sem dúvida!

O mundo está ficando chato, as pessoas cada dia mais egocêntricas, capitalistas e o mais engraçado é que                                                                                                                                                                                                       também estão sem rumo. Correr pra onde? Não há lugar nesses mais de 36mil km de circunferência onde não possam nos achar, mesmo que queiramos dar um tempo da civilização propriamente não dita.

A novidade agora é a  SOPA, lei antipirataria americana. Primeiro nossa liberdade, depois nossa privacidade e agora censura na internet? Quando tive meu primeiro contato com o mundo virtual me disseram que eu poderia ter o mundo em minhas mãos e eu acreditei e de fato, sabendo usar, realmente se pode ajudar o que precisa de ajuda, denunciar o que é preciso ser denunciado e prestar apoio a causas maiores.

Governo, seja brasileiro, americano ou chinês, se preocupem pelo que realmente importa.

SOPA? Só se for para  os milhões de crianças no mundo todo que passam fome todos os dias e morrem sem nunca terem tido sequer forças para lutarem pela vida.