Pesquisa personalizada

sábado, 8 de março de 2008

Dia 15 é dia Mundial do Consumidor

Dia 15 de março é Dia Mundial do Consumidor.
Pensando nisso, o Greenpeace e os consumidores de várias cidades vão se unir para exigir que o direito à informação seja respeitado! As empresas precisam dizer se o produto é ou não transgênico. E se for, têm que rotular!

Traga seus amigos e participe das atividades na sua cidade:


* Sábado, 15 de março, das 9h00 às 15h00

Parque da Cidade
Próximo ao quiosque do atleta, ao lado da administraçao do parque.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Os 11 maiores desmatadores

Publicada na quarta-feira 5, no Diário Oficial da União, uma instrução normativa do Ministério do Meio Ambiente deflagrou, sem alarde, o mais importante movimento realizado no Brasil para coibir o desmatamento ilegal. A norma formalizou as regras para embargo de áreas desmatadas, especialmente nas regiões de floresta amazônica.
Justify Full
Para fazer valer a nova regra, o Ministério do Meio Ambiente preparou uma lista dos 150 maiores desmatadores do País.

CartaCapital teve acesso aos 11 primeiros nomes do ranking.

Juntos, eles foram responsáveis pela derrubada de 50,4 mil hectares de vegetação na Amazônia legal, área maior do que a ocupada por Porto Alegre. Todos serão responsabilizados mediante ações civis públicas e serão impedidos de utilizar as terras embargadas até que se conclua a recomposição natural das áreas degradadas.

A Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente prevê, ainda, a produção de um mapa de todas as áreas embargadas, as chamadas “imagens georeferenciadas”, produzidas com o apoio de satélites e colocadas na internet para consulta pública, a partir da segunda quinzena de março.

Essa exposição tem como objetivo impedir que as terras detectadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes (no caso de unidades de conservação) sejam colocadas à venda. Servirá, ainda, para rastrear criações de gado nas áreas mapeadas e, assim, impedir a venda desta carne – declarada ilegal, por essa razão – para frigoríficos.

A lista do Ministério do Meio Ambiente reúne, na verdade, as 150 maiores autuações do Ibama, único dado oficial existente para medir esse tipo de infração. São, portanto, os principais desmatadores oficialmente flagrados pelo governo.

Na liderança do ranking obtido por CartaCapital está a empresária e pecuarista Rosana Sorge Xavier. Em junho de 2007, ela recebeu três autos de infração do Ibama por conta das irregularidades na fazenda Campo Alegre, em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), próximo à divisa com a Bolívia.

O primeiro fixa uma multa de 47 milhões de reais pelo desmatamento de 9,4 mil hectares (quase o tamanho de Vitória, capital do Espírito Santo) na área de reserva legal. De acordo com o Código Florestal, os proprietários de terras na região amazônica são obrigados a preservar 80% da mata nativa, o que não teria sido respeitado.

O segundo procedimento administrativo, no valor de 970 mil reais, é por desmatar 3.230 hectares de floresta em área permitida, mas sem a autorização do Ibama. Por fim, a fazenda também foi autuada por desempenhar atividade potencialmente poluidora (a pecuária) sem licença ambiental. Para esta última infração, foi aplicada uma multa superior a 4,8 milhões de reais.

A família Sorge Xavier é uma das maiores exportadoras de carne do Brasil. É dona do frigorífico Quatro Marcos, com sete unidades no Mato Grosso e Goiás, um enorme centro de distribuição em São Paulo e mais de 6 mil funcionários, conforme anunciado no site oficial da empresa.

Todos os processos ainda tramitam nas esferas internas do Ibama. A advogada Rosemeri Mitsue Okazaki Tarezara, de Cuiabá, apresentou às autoridades ambientais mais de 200 páginas de defesa às acusações, em nome de Rosana. Procurada por CartaCapital, a advogada disse, porém, desconhecer a existência de qualquer auto de infração movido pelo órgão federal contra a sua cliente. “Estou sendo informada disso agora”. Também afirmou não estar autorizada a passar os contatos da pecuarista.

www.brturbo.com.br

quinta-feira, 6 de março de 2008

País ameaçado de desaparecer


Tuvalu é um grupo de 30 ilhas. É uma antiga Colônia Britânica que se tornou independente em 1978.
Depois do Vaticano é o país com a menor população do Mundo.
O conjunto de arquipélagos vem sendo ameaçado de desaparecimento do mapa por causa do aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento global!

Pesquisadores fazem foto de 'wolverine' raro nos Estados Unidos

Animal agressivo é conhecido como carcaju ou glutão em português.
Cientistas acreditavam que espécie estava extinta na região onde foi vista.
Cientistas conseguiram uma imagem rara de um agressivo 'wolverine' nas montanhas da Califórnia. Não, não estamos falando do famoso personagem dos quadrinhos, mas do animal que inspirou a criação do herói dos X-Men: o carcaju, ou "glutão".

Foto: AP
Imagem deixou claro para os cientistas que se trata de um carcaju. Pesquisadores não acreditam que a foto foi manipulada (Foto: AP)

A fotografia foi feita em Sierra Nevada, na Califórnia, uma área onde os pesquisadores acreditavam que a espécie estava extinta. A imagem pode mudar o destino do carcaju, pois, no momento, o órgão norte-americano que cuida da classificação das espécies selvagens está debatendo se o declara um animal ameaçado de extinção no país.

O registro foi feito por uma câmera ativada pelo movimento e pelo calor, instalada pela estudante da Universidade Estadual de Oregon Katie Moriarty -- que procurava outro animal típico da região, o marten.

A possibilidade de encontrar um wolverine por ali entusiasmou os cientistas, pois a espécie da Califórnia é geneticamente diferente das demais, que ficou isolada por pelo menos 2 mil anos. Os pesquisadores trabalham com as possibilidades, no entanto, de que o animal tenha vindo de Washington ou Idaho, ou mesmo que seja um exemplar capturado que tenha sido solto no ambiente selvagem.

Agora, os cientistas vão procurar traços do animal fotografado, como fezes ou pêlos, para fazer um teste de DNA e determinar sua origem.

www.g1.com.br

Médicos operam tartaruga para retirar objeto de metal


Animal foi acidentalmente alimentado com o objeto.
Cirurgia, feita em um hospital chinês, foi longa, mas bem-sucedida.

Médicos abrem a boca de uma tartaruga marinha antes de examinar seu estômago em um hospital em Hangzhou, província de Zhejiang, na China. O animal foi acidentalmente alimentado com um pedaço de metal no aquário da cidade. O objeto foi removido depois de uma longa operação, segundo a mídia local. (Foto: Reuters/Steven Shi)

www.g1.com.br

terça-feira, 4 de março de 2008

Satélite ajuda a combater desmatamento no Paraná


Imagens vão identificar o ponto exato da derrubada das árvores.
Com o sistema, foram descobertas 103 áreas desmatadas no Centro e no Sul do estado.

O combate ao desmatamento no Paraná ganhou um reforço importante: imagens de satélite vão ajudar a identificar o ponto exato da derrubada das árvores. Com a ajuda do satélite foram encontradas 103 áreas de desmatamento no Centro e no Sul do estado.

O sistema mostra uma fotografia da região. Pontos vermelhos são regiões que tiveram a mata destruída. Por enquanto, apenas áreas superiores a 900 metros quadrados são identificadas.

Até o ano que vem será possível descobrir espaços bem menores, equivalentes ao local ocupado por uma árvore. Com a nova ferramenta, os fiscais do meio ambiente conseguem identificar do escritório locais que tiveram a mata derrubada. A cada dois meses sai um novo relatório e, dessa maneira, quem desmata não consegue mais se esconder.

No total, 36 áreas de floresta derrubada que apareceram nas imagens foram vistoriadas por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Força Verde. Em 18 locais, foi confirmado que o desmatamento era ilegal e os responsáveis foram multados.

www.g1.com.br