Pesquisa personalizada

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sobe para 12 número de crianças indígenas mortas no Acre


KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Subiu para 12 o número de crianças indígenas que morreram após terem sintomas de febre alta, vômito e diarreia em aldeias do Acre, segundo nota divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Ministério da Saúde.

Uma equipe da área epidemiológica foi enviada ao município de Santa Rosa do Purus, onde ficam as aldeias, para investigar a suspeita de um surto de rotavírus.

A equipe, formada por médicos, epidemiologistas, engenheiros e enfermeiros, terá apoio do Exército para trabalhar na região, que faz fronteira com o Amazonas e o Peru.

Na quinta-feira, o Ministério da Saúde havia confirmado a morte de nove crianças das etnias culina e caxinauá por diarreia aguda.

Nesta sexta, mais uma criança indígena, de um ano e sete meses, morreu no Hospital da Criança, em Rio Branco. As outras duas mortes confirmadas ocorreram nas aldeias da região do Alto Rio Purus.

Outras quatro crianças estão internadas com quadro estável em Rio Branco.

Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), vinculado à Igreja Católica, há descaso por parte do governo. Lindomar Padilha, do Cimi, disse que famílias de crianças doentes estão viajando em busca de tratamento sem apoio oficial.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que as crianças internadas foram atendidas pela equipe de saúde indígena e removidas das aldeias por meio de avião fretado pelo órgão.

Fonte: folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário