Pesquisa personalizada

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Olho vivo

Por João Paulo Monteiro




O Brasil possui os 4 biomas mais ricos do planeta e os mais ameaçados:

  • Mata Atlântica: Atualmente existe 7% da cobertura natural.
  • Cerrado: Considerado uma área de proteção permanente, possui hoje 20% da cobertura vegetal natural.

Nesses dois primeiros exemplos, temos hot spots, ou seja, áreas de conservação prioritária.

  • Amazônia, maior floresta tropical do planeta, tem a menor taxa demográfica do Brasil, conta com 1/5 de toda a água doce existente e o maior rio do mundo, o Amazonas, maior em extensão e volume d'água.
  • Pantanal: Dentre as demais, esta pode ser considerada a de maior biodiversidade, existe aproximadamente 850 de aves, das 1800 catalogadas em território brasileiro.

Concordo quando afirmam que o Brasil precisa se desenvolver e acredito que o desenvolvimento pode acontecer sem agressão aos biomas, de importância a todo planeta, e com investimentos em educação primária.

Saber que ainda hoje existem pessoas que apoiam o desenvolvimento econômico a qualquer custo, mesmo que para isso precise por todas as nossas florestas no chão me decepciona. Isso se torna pior, quando leio as necessidades passadas pelos moradores do sertão nordestino, que por falta de desenvolvimento regional, vivem muito abaixo da linha da pobreza.

Por que não investir 30 bilhões, dinheiro para construção da UHE de Belo Monte, em desenvolvimento na região nordestina? Talvez o objetivo do governo brasileiro seja realmente acabar com o que resta de vida na amazônia e vender aos gringos, que aliás, já andam comprando terras em território nacional e em alguns casos usando brasileiros como laranjas.

Olho vivo pessoal, a linha verde existe para que possamos denunciar: 0800 61 8080.
Madeira nobre ou não-nobre, somente com certificado.
Animais somente com autorização do IBAMA, que anda queimado por conta dos funcionários corruptos, mas não que não devemos generalizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário