Pesquisa personalizada

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Seca amazônica emitiu mais CO2 que Índia em 2010



Por João Paulo Monteiro

A maior floresta tropical do mundo emitiu mais carbono que a Índia! Pra quem não tem ideia da mensuração desse dado, quer dizer que a Amazônia emitiu aproximadamente 1 bilhão e 800 milhões de toneladas. 

Pode parecer atípico, mas se talvez lembrássemos da seca de 2005, até então a maior, podemos ter uma noção  de que as florestas tropicais estão pra virar  savanas e pra quem pensa que estou inventando dado pra chamar atenção, quem disse foi o INPE que há alguns anos entregou um relatório à Marina Silva com o dado descrito acima e  que hoje está na gaveta.
Os pontos em tom vermelho indicam os de maior redução da vegetação e da fotossíntese em relação às médias normais




Um dos fatores que causou, está causando e continuará a causar o prolongamento das grandes secas pelo território amazônico não é novidade: queimadas e desmatamento! E ainda há parlamentar preocupado com o Código Florestal, eu também estaria se fosse para proteger, de certa forma, os ecossistemas que suportaram a pressão exercida pelo desenvolvimento econômico até então. Só pra refrescar a memória de quem está lendo...   esqueci o nome do deputado... só me vem a cabeça o Jair Bolsonaro - O papai da família dinossauro que é contra gays, negros e outras coisinhas... Ah, lembrei! Aldo Rebelo (PCdoB- SP), ruralista e que está tentando desesperadamente reduzir as APP’s (Áreas de Preservação Permanente)  achando que o Brasil é quintal da casa dele.

Fato é que estamos correndo um grande perigo de perder nossas florestas para países que estão de olhos arregalados para as riquezas naturais contidas na Amazônia e fico com pé atrás sobre o mapa disponibilizado pela NASA (Agência Espacial Americana) sobre tais dados, afinal, não é novidade pra ninguém que os Estados Unidos é um país decadente e que para se manter no topo usará de armas e política internacional.

Finalizando, continuo batendo na mesma tecla. Sem fiscalização, IBAMA botando quente em madeireiros, fábricas e também nós, brasileiros no papel de fiscal, não sairemos da teoria e já que na prática todos sabemos o que vai acontecer.

 Mapa: luizprado.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário