Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Aquecimento global pode colocar lula gigante em risco, diz estudo

Metabolismo rápido do animal é vulnerável a mudanças climáticas.
Dificuldade de caçar e de escapar de predadores podem acontecer logo.

O aquecimento global nunca é fácil de enfrentar -- mesmo se você for um predador submarino cheio de tentáculos e com 2 m de comprimento. A lula gigante Dosidicus gigas, comum nas águas do oceano Pacífico, deve ficar menos eficaz na sua busca por presas e mais vulnerável a seus inimigos naturais ao longo deste século, tudo por causa do aumento da temperatura do planeta, informa uma pesquisa publicada na edição desta semana da revista "PNAS".

Foto: Divulgação

A lula Dosidicus gigas fotografada pelo Tiburón, veículo do Instituto de Pesquisas do Aquário da Baía de Monterey numa profundidade de 300 m sobre o monte marinho Davidson, na costa da Califórnia Central (Foto: Instituto de Pesquisas do Aquário da Baía de Monterey/Divulgação)

O trabalho, de autoria de Rui Rosa, da Universidade de Lisboa, e Brad Seibel, da Universidade de Rhode Island (EUA), simulou algumas das condições previstas para o futuro dos oceanos incluindo mudanças na acidez na água, no conteúdo de gás carbônico e oxigênio e na temperatura e colocou alguns exemplares do supermolusco para se virar nesses ambientes.

O grande problema, afirmam os pesquisadores, é que a Dosidicus gigas é um bicho de metabolismo naturalmente muito rápido, o que implica num grande consumo de oxigênio. Ao longo do dia, ela se desloca de cima para baixo, ficando algum tempo em águas mais frias e menos oxigenadas, no fundo, e outra parte do tempo em águas rasas e com mais oxigênio.

Ora, diante das condições projetadas, é como se o ambiente disponível para a lula ficasse "achatado": as águas rasas vão ficar quentes demais e ácidas demais para ela (por causa da grande diluição de gás carbônico, principal gás do aquecimento global, no líquido), enquanto as águas fundas ficarão tão escassas de oxigênio que o bicho terá de passar muito tempo letárgico, sob pena de "ficar sem ar". O resultado provavelmente será uma vida bem mais difícil e arriscada para a caçadora marinha.

fonte: g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário