Pesquisa personalizada

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Príncipe Charles apresenta plano para salvar florestas tropicais

O príncipe Charles apresentou nesta segunda-feira (4) ao presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, seu plano para lutar contra o desmatamento e oferecer verbas alternativas aos países que possuem florestas tropicais, como o Brasil e a Indonésia. 

O herdeiro da Coroa britânica explicou que essas verbas devem convencer a países como Brasil, Indonésia ou República Democrática do Congo (RDC, ex-Zaire) a proteger seus recursos florestais. "É necessário que esses países avaliem as ajudas necessárias para seguir desenvolvendo suas economias sem danificar as florestas", disse o Príncipe. Ele afirmou que seu plano necessita do compromisso financeiro dos países desenvolvidos. 

A floresta úmida do Brasil, a bacia do Congo e da Indonésia garantem a retenção da metade das águas de chuva do planeta. Milhões de hectares de árvores desaparecem anualmente na Indonésia e outros países para dar lugar às plantações de palma, com a qual se fabrica azeite de uso comestível, ou para a fabricação de biocombustíveis. 

"O desmatamento é responsável por quase 20% das emissões mundiais de gases de efeito estufa", recordou o presidente Yudhoyono, ao dar seu apoio ao plano do príncipe.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário