Pesquisa personalizada

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Scorpions toca pela Amazônia

Vídeo produzido pelo Greenpeace para a música Send me an Angel é projetado durante os shows do grupo alemão pelo Brasil.

A floresta amazônica sempre impressiona seus visitantes com suas belezas e mazelas, e não foi diferente com os escorpiões do rock. Dois integrantes do grupo alemão Scorpions, que está em turnê pelo Brasil, sobrevoaram a região oeste do Pará em avião do Greenpeace no início desta semana e puderam ver de perto o que há de melhor e pior na Amazônia.

O vocalista Klaus Meine e o guitarrista Rudolf Schenker ficaram fascinados com a imensidão verde intacta de floresta e tristes com as áreas destruídas pelo desmatamento, a exploração de madeira, produção carvão e minérios.

"Essa viagem me deixa com sentimentos mistos de tristeza e um sentimento impressionante do que pudemos ver de uma das regiões mais belas do mundo, intocável, linda", disse Meine.

"Primeiro vimos o desmatamento e as queimadas e, no caminho de volta, pudemos ver quão linda e intocável é a floresta. Essa parte do mundo é tão bonita e tão importante não apenas para o equilíbrio climático, como para todo o equilíbrio global. Deu pra ter uma idéia do que o homem está fazendo com a natureza", disse ele.

Depois de uma rápida passagem pelo Brasil em 2007, os Scorpions voltaram ao país este ano com a turnê mundial Humanity World Tour - Acoustica, e repetem a parceria com o Greenpeace pela proteção da Amazônia. A banda vem exibindo, em todos os shows da turnê brasileira, uma faixa do Greenpeace pelo fim do desmatamento. Um vídeo com imagens da beleza e destruição da floresta, produzido especialmente pela organização ambientalista para a música Send me an Angel está sendo projetado durante os show da turnê brasileira.

O coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, que participou do sobrevôo com os Scorpions, parabenizou o grupo pela iniciativa de inspirar as pessoas a agirem para proteger a maior floresta tropical do planeta.

"O Brasil deve adotar uma política consistente para acabar com a destruição da Amazônia, adotando metas anuais de redução do desmatamento até 2015. Esta é a maior contribuição que o País pode dar na luta contra as mudanças climáticas, já que 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa vêm das queimadas e desmatamentos, principalmente na Amazônia”, disse ele.

Nos últimos 40 anos, mais de 700 mil quilômetros quadrados de florestas foram desmatados na Amazônia brasileira, uma área equivalente a duas vezes o território da Alemanha.

A parte brasileira da nova turnê mundial do Scorpions começou na semana passada no Rio de Janeiro, seguido de shows em Goiânia e Belém. Agora, o grupo segue para Manaus, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Ponta Grossa e Ribeirão Preto.

Fonte: greenpeace.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário