Pesquisa personalizada

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Artesãs de Porto Alegre transformam garrafas pet em edredons

Iniciativa conta com participação de 15 mulheres que executam trabalho desde 23 de julho.
Resultados motivam grupo a iniciar produção de almofadas e bolsas, entre outros itens.

Foto: Cristine Rochol/Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Cristine Rochol/Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Mulheres da comunidade do Morro Santana usam fibras de garrafas para fazer edredons (Foto: Cristine Rochol/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Mulheres da comunidade do Morro Santana, em Porto Alegre, utilizam fibras de garrafas pet como matéria-prima para a fabricação de edredons. A iniciativa, de acordo com a prefeitura, conta com a participação de 15 mulheres que executam o trabalho desde 23 de julho. Os resultados já motivam o grupo a iniciar a produção de outros itens, como almofadas, travesseiros e bolsas.

"São fabricados objetos úteis e que serão vendidos por um preço bastante acessível, contribuindo para a geração de renda à comunidade, que é o objetivo principal da iniciativa", explica Robson Rosa Lhul, agente de governança da região leste de Porto Alegre.

A fabricação de fios têxteis (fios ecológicos) começa com a lavagem das garrafas. Após serem processadas, as fibras são extraídas. De acordo com os organizadores do projeto, elas são macias e têm um poder de aquecimento tão grande quanto a lã natural.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), o Comitê de entidades no combate à fome e pela vida (COEP/RS), o Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), o Banco do Vestuário da Fiergs, a Transportadora Giulian e a Maxitex Indústria Têxtil Ltda.

Fonte: g1.com.br

Um comentário:

  1. Conheça VOZ, o site para quem tem algo a dizer

    Caro João,

    Você, que escreve no blog LIVEARTH & PROJETO Joe TERRA VIVA, e se interessa em expor suas idéias sobre os temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil, está convidado a conhecer o portal VOZ.

    O VOZ é um espaço onde todas as pessoas que como você têm algo a dizer, podem participar do debate sobre questões tão fundamentais sobre o país que queremos ter.

    A sua voz é muito importante. Saiba mais como participar e solte a Voz. www.dialeto.net/clientes/voz

    Equipe VOZ.

    ResponderExcluir