Pesquisa personalizada

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Tremor de terra no Ceará atinge 3,9 graus na escala Richter

Famílias estão desalojadas e foram acomodadas em barracas de lona.
População está em pânico, diz chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil.

Os tremores que atingiram a região Norte do Ceará na madrugada desta sexta-feira (29), alcançaram a magnitude de 3,9 graus na escala Richter, segundo informações da Defesa Civil do estado. Famílias estão desalojadas e foram acomodadas em barracas de lona em Sobral, cidade mais afetada pelo abalo.

Cerca de 100 tremores foram registrados em várias cidades do Ceará a partir das 2h. O chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do estado do Ceará, Francisco Brandão Melo, disse ao G1 que a magnitude do tremor foi divulgada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. "Esse foi o maior de todos."

Brandão disse que a população está apavorada. "O barulho foi forte e deixou os moradores em pânico. Isso já seria suficiente para as pessoas se acostumarem com o fenômeno, mas a gente sabe que as coisas não são simples. Muitas casas foram rachadas e destelhadas. Os danos foram muito grandes."


O laboratório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) informou que ainda está analisando os registros do tremor de terra no Ceará, mas já adiantou que os gráficos indicam abalos sísmicos com intensidade entre 3,5 e 4,0 graus na escala Richter.

Ainda segundo a Defesa Civil, este ano já haviam sido registrados três abalos sísmicos na região. Os sismógrafos apontaram um abalo de 3,5 graus na escala Richter em 13 municípios, há cerca de dez dias.

Os especialistas explicam que esses abalos sísmicos são típicos dessa região do Nordeste, por conta da acomodação das placas terrestres. "A população vai ter de se acostumar com isso, porque a possibilidade de acontecer novamente é grande", disse Brandão.

www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário