Pesquisa personalizada

sábado, 7 de julho de 2007

Preserve a vida, seja consciente!

Para:
Sra. Dilma Roussef
Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República

CC:
Exma. Sra. Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente

Exmo. Sr. Marcus Barros
Presidente do IBAMA

Exmo. Dr. Márcio Thomaz Bastos
Ministro da Justiça

Ref: Chega de Madeira Ilegal


Venho, por meio desta, expressar profunda indignação e preocupação com os fatos denunciados pelo Greenpeace no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, 18 de dezembro.

A denúncia detalhou as operações de um complexo esquema de extração ilegal de madeira e tráfico de documentos públicos no Estado de Rondônia, Amazônia Brasileira. Ficou claro, também, o percurso da madeira entre a floresta e o mercado consumidor.

Senhora ministra, este esquema vergonhoso sobrevive graças à fragilidade das instituições governamentais de controle, principalmente o IBAMA. Além de não dispor de agentes e recursos suficientes, o sistema de controle do fluxo da madeira é ineficaz no combate à exploração criminosa da floresta.

Como cidadão brasileiro e consumidor, solicito que a Presidência da República garanta o fortalecimento institucional e operacional do IBAMA, viabilizando o bom funcionamento do órgão que é responsável por ordenar o uso dos recursos florestais, bem como monitorar e proteger estes recursos. Só assim poderemos deter o verdadeiro assalto que está sendo empreendido ao maior patrimônio ambiental brasileiro.

A Amazônia tem pressa!

Atenciosamente,


FONTE: http://www.greenpeace.org/brasil/participe/ciberativismo

2 comentários:

  1. É isso aí! Nós como cidadãos brasileiros não podemos deixar que que madereiros ilegais passem por cima de nossos interesses e utilizem de nossa maior riqueza e vantagem competitiva aos olhos do mundo nos próximos anos: nossos recursos hidrográficos, nossa fonte de energia limpa e renovável, e a biodiversidadade e demais benefícios inerentes a floresta amazônica.
    Esperamos que as autoridades competentes realmente não meçam esforços para a melhoria de nossas instituições governamentais nessa área.

    o/

    ResponderExcluir
  2. Procurei pelo início deste teu blog para ver se o passado ainda é o presente por aqui também. Sim.. o passado continua com mais agravante no presente, ou seja.. até o mar lança em terra provas do desmatamento ilegal. A maré alta traz fatias de árvores nativas fatiadas pelo homem. E a coisa é tão grande proporção que por vezes penso que caiu no mar ao ser transportada por navios. Pode parecer fantasia da minha mente, junto com o fato de que a natureza não mente, ela prova. João... minha última postagem no ameanatureza é uma carta de Taió SC, procurei se mais alguém havia divulgado na net.. sim! Muita gente divulgou. Se mais e mais pessoas divulgarem será... que a Globo tomaria conhecimento? E.. se em caso positivo como eles se justificariam? E.. a carta em questão parece que diminui nossas tragédias.. a princípio. Mas até na mídia por vezes o quintal dos outros é mais divertido para os jornalistas. Talvez vc divulgaria a carta também...."talvez" se achares que tem lógica. Grande abraço.

    ResponderExcluir