Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Usina hidrelétrica continua ocupada por manifestantes no Pará


Grupo reivindica aumento no valor das indenizações por desapropriações.
Empresa recebeu pauta de reivindicações, mas ainda não se manifestou sobre ocupação.

Já dura quase 24h a ocupação do canteiro de obras das eclusas da usina de Tucuruí, no Pará, por cerca de 200 pessoas ligadas ao Movimento dos Atingidos por Barragens. Eles invadiram a área na noite de segunda-feira (15), por volta de 22h.

No final da manhã desta terça-feira (16), os manifestantes entregaram uma pauta de reivindicações à Eletronorte. A empresa não se manifestou sobre a ocupação.

Os manifestantes não pretendem sair da área enquanto não negociarem com companhia. Eles também tomaram posse de seis veículos da construtora responsável pela obra.

Reivindicações

O grupo reivindica o aumento de R$ 30 mil para R$ 60 mil no valor das indenizações pagas aos moradores que serão atingidos pela construção das eclusas. Além disso, eles querem uma solução para os pescadores que sobrevivem da pesca na área.

Os moradores afirmam que as obras das eclusas estão avançando a um ritmo acelerado e temem a hora de deixar as residências sem ter dinheiro nem lugar para ir.

Em maio, manifestantes ocuparam por quatro dias a sala de controle e a casa de máquinas da hidrelétrica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a enviar soldados do Exército e policiais federais para desocupar o local, já que os manifestantes estavam brincando com os equipamentos.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário