Pesquisa personalizada

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

COP 16

BRASÍLIA, 09 de Dez.
Por: João Paulo Monteiro

Um grupo de países emergentes vem chamando a atenção na COP 16 por exigirem  maior comprometimento dos Estados Unidos para a redução de gases de efeito estufa (GEE). 

O chamado BASIC, composto por Brasil, África do Sul, Índia e China e liderado pelo indiano Jairam Ramesh disse não fazer sentido um acordo com com objetivos contrários às mudanças climáticas sem a participação dos EUA, segundo maior emissor de GEE. Já a China, maior emissor mostra boa vontade através do seu representante Xie Zhenhua ao afirmar que ao menos quer reduzir suas emissões em até 45% até o ano de 2020, bem além da meta de comprometimento americana que pode chegar aos 20%.

Nem para olhar pro próprio quintal serve os EUA, digo isto porque o país vem sofrendo catástrofes naturais, como o furacão Katrina, em 2005 e cada ano vem aumentando, com fortes nevascas, enchentes, contudo peço lincença para chamar atenção para as geleiras americanas que tem derretido num ritmo mais veloz, se comparadas as do Himalaia ou da Nova Zelândia. O derretimento das geleiras podem formar imensos lagos, o que provocaria sérias enchentes como a que ocorreu na parte peruana da cordilheira dos andes.

Já para o Fundo da Amazônia, criado para reduzir o desmatamento, serve como um cala boa aos países emergentes, os primeiros a sofrerem com o desequilíbrio climático provocado por nós.

Segundo a ministra Izabela Teixeira, que está em Cancún, o fundo é diferente, pois primeiro há a redução do desmatamento para então o fundo receber o investimento, contudo se o principal objetivo do projeto é o combate ao desmatamento não teríamos que investi-lo de forma eficaz para obtenção de resultados satisfatórios? E outra: de que adiantaria um fundo estimados na casa dos bilhões de dólares se a meta de redução dos gases de efeito estuda não for cumprida? 

A Amazônia é um ecossistema tão dependente dos fatores climáticos como o clima global depende da preservação da Amazônia, mas no caminho que estamos - próximo a quase 500 ppm de CO2equiv, o que acreditem, não é bom - não teremos como salvar clima ou mesmo Amazônia.

O fato é que até o momento, a COP 16 parece que terá um fim como todas as outras. Muito dinheiro gasto, EUA não tomando atitude alguma para a reversão do seu quadro atual e por fim e para os governantes menos importante o clima, que continuará da forma que está. Espere! Que está não, pois a tendência é o colapso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário