Pesquisa personalizada

domingo, 30 de setembro de 2007

Atmosfera perde capacidade autolimpante
















Um grupo de persquisadores dos EUA, da Austrália e do Reino Unio traz mais um alesrta a quem ainda ousa duvidar do efeito estufa e das mudanças climáticas globais: além de poluir, o homem também está minando a capacidade da atmosfera de se limpar sozinha - e de uma forma mais avassaladoers do que seria imaginável, ou recomendável. Estudo feito por eles e publicado em edição da revista científica americada "Science" (www.sciencemag.org) mostra que os níveis do gás hidroxila (OH) na atmosfera despencaram nos últimos dez anos.

Esse gás é o principal detergente natural do planeta. É ele o principal responsável pela decomposição de gases-estufa, como o metano e o dioxido de enxofre, e de poluentes, como o monóxido de carbono e o ozônio. Sem o OH por perto, esses gases acabam ficando no ar em quantidades maiores, agravando o efeito estufa ( retenção de radiação solar por uma capade gás, que esquenta a Terra).
Apesar de ficarem muito pouco tempo no ae, esses compostos são fundamentais para o funcionamento da "sopa" atmosférica. O OH, por exemplo, só dura um segundo - mas é responsável pela quebra do metano, que tem meia-vida de 11 anos.
Acontece que, justamente pelo fato de o OH ser não fugídio, até agora ninguém havia conseguido medur sua concentração. Prinn, então, apelou para um truque: ele calculou indiretamente o nível do gás, olhando para uma molécula chamada metil-clorofórmio. Esse composto é uma espécie de "espelho" químico do OH. Para cada moléucla dele que é degradada existe uma molécula do radical fujão na atmosfera. Assim, estimando a sua concentração entre 1978 e 2000, Prinn e seu grupo puderam chegar à trilha do OH.
E não gostaram do que viram: os níveis de metil-clorofórmio subiram 15 % entre 78 e 92 e caíram em 2000 para 10 % abaixo do mínimo medido em 78. "Esses gases estão reagindo muito depressa às mudanças da atmosfera", disse Artaxo.
Os cientistas ainda não sabem dizer se a tendência é a queda, mas num momento em que os EUA enterram o Protocolo d Kyoto, acordo mundial para reduzir os gases do efeito-estufa, os resultados não são animadores.

www.portalbrasil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário