O volume de gelo no Árctico atingiu este ano o menor nível alguma vez registado e as alterações climáticas já estão a provocar a morte e a devastação em muitas partes do mundo, referiu na terça-feira a Organização Meteorológica Mundial, um órgão das Nações Unidas, noticia a Reuters.
Apesar de a temperatura média do planeta em 2008 (14,3 graus centígrados) ter sido, por uma fracção de grau, a mais baixa do século, a tendência continua no sentido do aquecimento.
«O que está a acontecer no Árctico é um dos principais indicadores do aquecimento global», referiu Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.
O relatório apresentado mostra que que a cobertura de gelo do Árctico caiu no Verão/Outono local para a segunda menor extensão desde o início dos registos com fotos de satélite, em 1979.
«Esta década está quase 0,2 graus centígrados mais quente em comparação com a anterior. Temos de ver dessa forma, comparando décadas, não anos», referiu o climatologista Peter Stott, do Centro Hadley, da Grã-Bretanha.
fonte: IOL PortugalDiário
fonte: IOL PortugalDiário
Nenhum comentário:
Postar um comentário